Roche Diagnóstica disponibiliza estudo multidisciplinar com ênfase em diagnósticos da Covid

Um painel multidisciplinar reunindo especialistas latino-americanos foi organizado pela Roche Diagnóstica América Latina com o intuito de aperfeiçoar o gerenciamento da pandemia e melhorar a aplicação dos testes (RT-PCR e testes sorológicos de anticorpos totais IgM e IgG) para a detecção da Covid-19.

Entre os especialistas convidados estão um doutor em doenças infecciosas, três patologistas e um imunologista. O objetivo foi desenvolver as diretrizes de combate ao novo coronavírus, além de produzir um documento baseado em evidências das melhores práticas sobre o uso de ferramentas de diagnóstico para Covid-19.

No estudo, os autores chegaram a um consenso sobre a aplicabilidade dos ensaios de diagnóstico para oferecer algoritmos de teste para o uso de RT-PCR e testes sorológicos de anticorpos totais (IgM e IgG) em três casos:  indivíduos assintomáticos expostos à uma pessoa infectada com SARS-CoV-2; fins epidemiológicos e pacientes sintomáticos.

Na conclusão, os testes sorológicos desempenham um papel fundamental no diagnóstico de Covid-19 e podem ser aplicados para resultados suspeitos de RT-PCR falsos-negativos e para determinar individualmente uma resposta imunológica. O uso desses ensaios pode contribuir para as estratégias de saúde pública, como rastreamento populacional e apoio ao planejamento de vacinação.

Para acessar o estudo completo, entre no link: https://www.authorea.com/users/357105/articles/479871-algorithms-for-testing-covid-19-focused-on-use-of-rt-pcr-and-high-affinity-serological-testing-a-consensus-statement-from-a-panel-of-latin-american-experts?commit=ee705b8b5e6f9d6ee7cb82b2d4acdd9597160638

(Com informações do Labnetwork – 13.10.20)

Anterio

Próximo