Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica 2020 reconhece 5 trabalhos desenvolvidos no Brasil para o combate à COVID-19

A divulgação dos vencedores do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica 2020 – Edição Especial COVID-19 aconteceu nessa quarta-feira (9). Ao todo, foram cinco trabalhos escolhidos nas áreas de Inovação em: Medicina Social, em Medicina Diagnóstica, em Genética, em Prevenção e em Tratamento.

Um dos objetivos este ano era homenagear os profissionais de saúde e cientistas que estão na busca incansável por respostas sobre a pandemia provocada pelo Sars-Cov 2. Participaram como jurados da premiação grandes nomes da ciência e pesquisa, como Clovis Arns da Cunha (SBI); Cristiana Toscano (FIOCRUZ); Denizar Vianna (UERJ); Elie Fiss (FMABC); Gonzalo Vecina Neto (USP); Jefferson Gomes Fernandes (FGV e APM); Margareth Dalcomo (FIOCRUZ); Nancy Bellei, (UNIFESP); Natalia Pasternak (IQC); Paulo Andrade Lotufo (USP).

Para Emerson Gasparetto, Chief Medical Officer do grupo Dasa, a premiação trouxe um sentimento diferente. “Tivemos trabalhos espetaculares em todas as frentes e é um orgulho absurdo para nós, do ecossistema Dasa, Ímpar e GSC, poder trabalhar junto e reconhecer o esforço dos pesquisadores que trabalham com tanta disposição para combater a COVID-19. E, principalmente, dar visibilidade à ciência do nosso País”, disse durante a cerimônia virtual.

As premiações foram entregues ao Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Inrad-HCFMUSP), na categoria Inovação em Medicina Diagnóstica; Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz Minas), que em parceria com a empresa Visuri lançaram o OmniLAMP – dispositivo portátil e de baixo custo para realização de exames moleculares com potencial para contribuir com a testagem em massa da população, na categoria Genética; Faculdade de Saúde Pública da USP – algoritmos da rede Iacov-BR que conseguem apontar os riscos de complicações de pacientes atendidos em  hospitais de todo o país, na categoria Prevenção; Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) da USP, com o Ciclo Ergômetro Vida Inteligente, na categoria Tratamento; ONG Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil), com a produção de cabines de teleatendimento com desinfecção automática para dar assistência a comunidades carentes durante a pandemia, na categoria Medicina Social.

Mais informações sobre os jurados e os trabalhos premiados em https://premiodeinovacaomedica.com.br/ (Com informações da Bowler – assessoria de imprensa da DASA – 10.12.20)

Anterio

Próximo