OMS divulga nova lista de Exames Laboratoriais Essenciais

A segunda lista de Exames Laboratoriais Essenciais acaba de ser divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este ano, a lista incluiu os testes responsáveis pelo diagnóstico e monitoramento de doenças como o câncer.

“Esses documentos servem de orientação para os países no sentido de priorizarem serviços fundamentais que devem estar disponíveis de forma ampla e acessível em todos os sistemas de saúde”, declarou Wilson Shcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Em 2018, a OMS incluiu no rol, 113 exames concentrados em um número limitado de doenças como HIV, malária, tuberculose e hepatite. Nesta edição de 2019, a Organização Mundial de Saúde inseriu mais 115 testes ao documento, sendo que 12 testes são voltados à detecção precoce de câncer, tumores sólidos e células germinativas, que compreendem os cânceres colorretal, do fígado, do colo do útero, da próstata, da mama, leucemia e linfomas.

Exames para diagnosticar doenças infecciosas predominantes em países de baixa e média renda como cólera, além de doenças negligenciadas como leishmaniose, esquistossomose, dengue e zika, também foram incluídos na lista. E ainda, uma nova seção para testes de influenza em locais onde não há laboratórios.

Por fim, a nova lista inclui testes laboratoriais para o diagnóstico e controle de anemia e mau funcionamento da tireoide. (Com informações do Labnetwork – 3.8.19)

Anterio

Próximo