Novo teste norte-americano permite detectar, ao mesmo tempo, variação da Covid e até vírus de gripe

Um novo teste para a detecção da Covid-19 e que rastreia as novas variantes do vírus foi desenvolvido pelo Salk Institute, da Califórnia, Estados Unidos. Apelidado de Nirvana, o teste também pode diagnosticar outros vírus, como por exemplo, o Influenza. 

O novo exame, que é compacto e portátil, permite combinar diversos resultados virais em somente um teste. “Este é um método de detecção e vigilância de vírus que não requer uma infraestrutura cara como outras abordagens. Podemos realizar com um teste portátil a mesma coisa que outros estão usando dois ou três testes diferentes, com máquinas diferentes, para fazer”, comentou Juan Carlos Izpisua Belmonte, pesquisador responsável pelo estudo. 

Chamada de ‘amplificação da polimerase de recombinase isotérmica (RPA)’, a nova tecnologia empregada no teste utiliza proteínas para separar e copiar filamentos de DNA em apenas 20 minutos, diferente do PCR que necessita de ciclos de temperatura. Além disso, a novidade também conta com um método de sequenciamento de nanoporos em tempo real, o que permite sequenciar diversas regiões do vírus propensas à mutações. 

“Rapidamente percebemos que poderíamos usar essa técnica não apenas para detectar o SARS-CoV-2, mas outros vírus ao mesmo tempo”, finalizou Mo Li, outro cientista integrante da pesquisa. (Com informações do Saúde Business – 28.04.21)

Anterio

Próximo