Novo teste indica qual o melhor tratamento quimioterápico para o câncer

Quando você tem um diagnóstico de câncer e o seu oncologista indica a quimioterapia, qual tipo de tratamento você receberá? O padronizado? Será que a droga utilizada é a mais indicada? Trará o resultado esperado? A resposta para essas e tantas outras perguntas pode estar no inovador Teste Onco-PDOTM. Com ele, as células do paciente são cultivadas e testadas para diferentes drogas quimioterápicas, analisando como respondem aos diferentes tratamentos. 

O Onco-PDOTM é um teste oferecido pela Invitrocue Brasil. O teste baseia-se em cultivo de células 3D formadas a partir de células do tumor do próprio paciente para a formação de organoides. Os Organoides são o modelo em laboratório que mais se assemelha às características do tumor in vivo. No teste, os organoides derivados do paciente são testados contra drogas quimioterápicas e drogas de terapia alvo selecionadas pelo médico, a fim de avaliar a resposta dos organoides do paciente aos diferentes tratamentos. Isso ajuda o médico a traçar a melhor escolha de tratamento para aquele paciente específico.

Danielle Dias Pinto Ferreira, biomédica com doutorado em neurociências, responsável pelo laboratório da Invitrocue Brasil no país, relaciona as vantagens do teste Onco-PDOTM: “o médico escolhe as drogas que serão testadas entre as 60 disponíveis. O resultado do exame sai em até 21 dias, permitindo a continuidade do tratamento”. Danielle enfatiza a importância de uma medicina personalizada que traz maiores chances de um tratamento eficaz.   

Os PDOs têm ganhado notoriedade ao longo dos anos. O Instituto de Células Tronco da Universidade de Harvard os classificou, já em 2017, como “uma revolução no descobrimento de drogas”. No ano seguinte, o PDO foi eleito o método do ano pela Nature. 

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDOTM chegou ao país com a Invitrocue Brasil. Com ele, o médico escolhe 8 de 60 drogas para teste e o resultado definirá como as células responderam em laboratório, sendo uma ferramenta de alto valor para o médico oncologista.

O Teste Onco-PDOTM, minimiza efeitos colaterais e recursos desperdiçados em tratamentos desnecessários, fornecendo uma base de dados para conduzir decisões clínicas mais assertivas. (Com informações da Imprensa Mais – 23.02.23)

Anterio

Próximo