Nova carteira de projetos estratégicos da Anvisa têm três projetos ligados ao diagnóstico e produtos para saúde

A diretoria colegiada da Anvisa acaba de aprovar a sua nova carteira de projetos estratégicos, documento que reúne ações que contribuirão para o alcance dos objetivos da Agência até 2023.

O projeto, que recebeu 29 propostas, priorizou 11, selecionadas pela Assessoria de Planejamento e pelo Comitê Gestor da Estratégia (CGE) da Anvisa. Dos projetos elencados, seis terão início imediato, os outros cinco estão previstos para o ano que vem.

Destes projetos, três têm ligação com o diagnóstico e produtos para a saúde. São eles: Implementação de identificação única de dispositivos médicos; Aprimoramento do sistema de notificação referente ao uso de produtos e serviços  e Modernização da plataforma da Datavisa.

A Unique Device Identification (UDI) ou Identificação Única de Dispositivos Médicos trata-se de um padrão internacional que obedece às  regras do Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos.

Já o novo sistema de notificação de produtos, que foi desenvolvido em plataforma web, permite a geração de relatórios com informações como notificação de eventos adversos, queixas técnicas com foco na experiência do usuário dos órgãos de vigilância sanitária, empresas, profissionais de saúde e sociedade em geral. 

Por último, a modernização da plataforma do sistema Datavisa objetiva adotar uma solução inovadora que vá substituí-la.

A nova carteira visa tornar a atuação regulatória da Anvisa mais previsível, efetiva e coerente, além de tornar os regulamentos mais compreensíveis e adequados aos seus propósitos. (Com informações da Ascom/Anvisa – 08.07.20)

Anterio

Próximo