Método com exame de sangue pode diferenciar transtorno bipolar e esquizofrenia

Um exame de sangue, realizado por meio de uma metodologia, e desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi capaz de diagnosticar e diferenciar dois distúrbios psiquiátricos: o transtorno bipolar e a esquizofrenia. A novidade foi relatada em artigo no Journal of Psychiatric Research.

“É complicado diferenciar duas enfermidades que compartilham sintomas tão parecidos por meio de exames clínicos. Com o exame laboratorial é possível identificar padrões no soro sanguíneo e, assim, diferenciar casos de esquizofrenia e bipolaridade de modo preciso, o que melhora o prognóstico dos pacientes”, comentou a professora no Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp), Mirian Hayashi, que é coordenadora do estudo.

O grande diferencial do método está em analisar o padrão de metabólitos (conjunto de substâncias químicas resultantes de reações do metabolismo) e não apenas um biomarcador como proteínas, genes ou outras moléculas.

Os cientistas, no estudo, avaliaram alguns usuários de crack, pelo motivo de que a droga é capaz de mimetizar um primeiro episódio psicótico de pacientes com esquizofrenia. “Se o indivíduo não relata que é usuário de crack, ele pode ser confundido com um paciente com esquizofrenia em primeiro episódio psicótico. Em nosso estudo, no entanto, talvez por ser um efeito molecular passageiro, não conseguimos diferenciar usuários da droga de indivíduos saudáveis não usuários”, comentou a coordenadora.

Os casos de transtorno bipolar e de esquizofrenia foram estudados na segunda etapa da pesquisa. Para diferenciar os dois transtornos por técnicas de bioquímica, foram avaliadas amostras de soro sanguíneo de 182 indivíduos, entre pacientes esquizofrênicos, bipolares e o grupo controle.

“O estudo não só diferencia uma condição da outra como também traz novas informações sobre os transtornos, que poderão ser estudadas futuramente. Afinal, se existe um padrão de alteração nos metabólitos, ele decorre de uma via específica para cada doença, que ainda não conhecemos”, frisou João Victor Silva Nani, coautor do artigo. (Com informações da Agência Fapesp – 10.8.20)

Anterio

Próximo

24 Comentários

  1. Cida Padovan

    Tenho um interesse muito grande nesse assunto. Tenho vários pacientes com transtorno bipolar e alguns esquizofrênico , e gostaria de ter contato com essa pesquisa.

    • Marcos A.

      Também tenho interesse, sou diagnósticado como TAB mas gostaria de ter certeza desta informação. Sordor demais com isso

  2. Jéssica Suyane

    Preciso muito saber sobre essa pesquisa.
    Fui diagnosticada com TAB a 10 anos, mas até hoje nenhum médico conseguiu me deixar bem com medicamentos. Isso me faz acreditar no diagnóstico errado.

  3. Cassandra Augusta Rodrigues Nascimento

    Gostaria de fazer o exame. A psiquiatra diz que tenho transtorno bipolar. Como faço para realizar o exame?

  4. José Norberto G.Macedo

    Tenho uma pessoa da família- filho c/mais de 60 anos – e há anos demonstra momentos de alegria com os que o rodeiam, em reuniões que periodicamente acontecem com a família; mora só mas tem uma “namorada” (a terceira) e residem em locais diferentes; reunem-se periodicamente para momentos de alegria (sexo, p.ex.) e outros. Foi infeliz em duas uniões conjugais, a 1a. com o nascimento de uma filha já com 37 anos e ela tem um filhinho com 4 anos. Nota-se que m/filho desde criança foi excelente aluno colocando-se em 1o. lugar ou entre os primeiros desde o curso primário até a faculdade, terminando curso superior -então de 4 anos – da USP com apenas 21 anos de idade Sua filha – única – mostra-se também muito inteligente e trabalha na área publica com destaque em posição que ora aí ocupa; título adquirido através concurso público feito quando tinha 21anos! Seu filhinho parece seguir o mesmo caminho. Com a segunda namorada viveu por alguns anos, sem filhos, mas gastavam seus baixos rendimentos com viagens periódicas ao exterior e também ao território nacional, troca constante de automóveis caros para uso próprio e…, o pais de ambos os lados pagando as dívidas. Com o falecimento dela ele arranjou uma terceira, com que já está há cerca de 5 anos. Pergunto e se enquadraria como BIPOLAR pois paralelamente às cenas com alegria há as com ira , tristezas prolongadas e incapacidade total de controlar sua vida financeira. Seu avô materno faleceu ainda jovem por suicídio e a avó informou que ele era portador da bipolaridade.

    • Fabricio Oliveira

      Desculpe perguntar… Mas este que diz achar ser bipolar, foi descrito pelo Senhor com facilidade para os estudos. É isto? Sendo 01 por onde passou e terminou sua faculdade na USP em 4 anos, qual graduação? Não consegue se manter sozinho, tem baixo rendimentos…? Alguma coisa não está batendo nesta história… Não é só curiosidade e tentar ajudar.

  5. SWAMI DA COSTA BRAVO

    Onde seria possível fazer este exame?

    • GERALDO CARDOSO BRANDAO

      FUI DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO BIPOLAR, TENHO DIREITO A APOSENTADORIA INTEGGERALDO CARDOSO BRANDAO RAL POR INCAPACIDADE?

  6. Fabricio Oliveira

    Onde seria possível fazer este exame?

  7. Hellen Suely dos Santos Lima Paiva

    Aqui em Natal/RN há como realizar esse exame?

  8. Berenice

    Bom dia,
    Há anos faço tratamento para depressão mas meu caso e sintomas tem se complicado muito mesmo c medicamentos. Acho q tenho TAB pq tenho me isolado cada vez mais e oscilação forte de humor, e tbem tem dia q ñ consigo fazer nada por indisposição, faltando até o trabalho. É uma força interior tão grande q ñ consigo levantar da cama. Se me obrigo a ir começo a sentir dores da fibromialgia. Gostaria de saber como fazer esse exame TAB e TAG. Tenho facilidade de ir à SP.

  9. Elizabeth Gonçalves

    Qual é o nome do exame ?
    Att
    Elizabeth Gonçalves

  10. Elaine Cristina Barrichello

    Eu sou paciente em tratamento de transtorno bipolar afetivo e tenho interesse em comprovar que sofro desta patologia mediante ao meu trabalho.

  11. aline Fernanda Domingues

    Gostaria de mais informações sobre o exame diferencial que vcs mencionaram…. Se puder passar o link, onde encontro o artigo que fala especificamente de exame …serei eternamente grata!!!

  12. Nathalia Cristina Silva dos Santos

    Em Brasília existe esse exame?
    Qual o nome?
    Tenho total interesse!

  13. Maria das Graças Queiroz de Freitas

    Gostaria de saber qual o exame para diagnosticar o transtorno afetivo bipolar e se é possível faze-lo aqui em Fortaleza/Ce

  14. Moabe Almeida Silva

    Olá! sou diagnosticado com TAB gostaria de fazer o exame para tirar duvida, pois as vezes acho que sou esquizofrênico, saberiam m dizer onde posso fazer esse exame de sangue?

  15. Andrezza Grazielle Nacif Gonçalves

    Boa tarde! Na minha família parece que há muitos casos de bipolar, apesar de apenas uma irmã de fato faça o tratamento para TAB. Eu mesma tenho depressão recorrente, muita ansiedade e humor instável, tanto é que faço uso de lamotrigina há alguns anos. Gostaria de saber informações acerca do exame para o diagnóstico. Poderiam me ajudar?

  16. Maria Rosecler Rossetto

    Entrei em contato com o pesquisador, mas foi na época da pandemia, meu filho não tem um diagnóstico fechado, teve um surto psicótico na época e está com remédio até agora, tem 2 anos, meu filho tem 17 anos, nunca ingeriu bebida alcoólica. Teria como ter acesso a esse exame?

  17. Daniele Silva Tangleica

    Gostaria de saber se este exame já existe para ser feito é qual o nome?

  18. nete

    Quando esse exame fica disponível para realizar nós laboratórios? Como faze-lo?

  19. DANILO RICARDO LORENZETTI

    Tenho extremo interesse no assunto, como faço este exame?

  20. Carolina souza

    Tenho diagnóstico de TAB a mais de 10 e gostaria muito de saber o andamento da pesquisa e como participar dele se é possível.

  21. Gelice Sbruzzi

    Qual o nome do exame?
    Meu filho foi diagnosticado bipolar a um ano, mas não tenho certeza que seja isso.