O Laboratório Sollutio, localizado no interior de São Paulo, acaba de anunciar uma parceria com a QIAGEN, líder em soluções de diagnóstico molecular e empresa filiada à CBDL, para combater a tuberculose (TB) no Brasil.
Doença infecciosa com mais de 1,5 milhão de mortes a cada ano no mundo, a TB, em 2022, registrou mais de 70 mil casos no Brasil e mais de 5 mil óbitos.
A estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir a incidência de TB é encontrar e tratar tanto as formas ativas quanto as latentes da doença. O Laboratório Sollutio está implementando e oferecendo à população o teste de Liberação de Interferon-gama mais reconhecido para a infecção latente por TB (ILTB), QuantiFERON®-TB Gold Plus, versão automatizada em parceria com a DiaSorin.
O QuantiFERON®-TB Gold Plus é um exame de sangue que pode ajudar no diagnóstico de Infecção Latente por Tuberculose, condição em que a bactéria da TB está presente no corpo, mas não está ativa. Pessoas com ILTB não estão doentes e não podem transmitir a TB para outras pessoas, mas estão em risco de desenvolver tuberculose ativa no futuro.
A versão automatizada do QuantiFERON®-TB Gold Plus é uma maneira mais eficiente de processar o teste e utiliza um instrumento robótico para realizar as etapas do teste, o que reduz o tempo e o trabalho necessários para processar o teste.
Importância de Falar sobre a TB
A TB é uma doença prevenível e curável, mas é importante prestar informações sobre a enfermidade e conscientizar a população. Ao falar sobre a TB, podemos ajudar a reduzir o estigma associado à doença e incentivar as pessoas a fazerem o teste e se tratarem da TB. (Com informações do Laboratório Sollutio – 13.11.23)