Fiolab é inaugurado em estação na Antártica

A Fiocruz acaba de inaugurar o primeiro laboratório permanente no continente da Antártica. A novidade recebeu o nome de Fiolab e está localizado dentro da nova Estação Antártica Comandante Ferraz. O laboratório foi criado em um acordo entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm/Marinha do Brasil) e a Fiocruz.

O Fiolab atuará como um laboratório de biossegurança equipado para atender as necessidades de vigilância epidemiológica e sanitária do local e prestar suporte na área de pesquisas em saúde e ambientais.

Com o laboratório, os cientistas vão estudar vírus, bactérias, fungos, líquens, micobactérias e helmintos presentes na fauna da região, além de pesquisar águas, solos e rochas.

“Com laboratórios de pesquisa de referência internacional, coleções biológicas, unidades de assistência e fábricas para produção de medicamentos e vacinas, a Fiocruz tem a capacidade de transformar suas pesquisas e descobertas em produtos que beneficiam a população. Uma instituição com o diferencial de uma cadeia completa da pesquisa básica à entrega de produtos”, comentou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

No âmbito da vigilância epidemiológica, a Fiocruz vai investigar as ameaças dos microrganismos da região e os novos patógenos que podem surgir no degelo da calota polar.

A bioprospecção será também outra linha de pesquisa. A Fiocruz vai esmiuçar os estudos em organismos extremófilos (que vivem em ambientes extremos) com a finalidade de prospectar  novas tecnologias e produtos para a saúde. (Com informações da Agência Fiocruz – 16.1.20)

Anterio

Próximo