Exame VHS da Wiener lab permite identificar doenças inflamatórias ou infecciosas

A Eritrossedimentação ou Velocidade de Hemossedimentação (VHS) é um tipo de exame muito utilizado para identificar doenças inflamatórias ou infecciosas, podendo auxiliar no diagnóstico de um simples resfriado até processos neoplásicos.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia cita o exame como um dos preconizados no diagnóstico de polimialgia reumática, artrite reumatoide, fibromialgia e febre reumática, que em conjunto com a dosagem de proteína C reativa (PCR) é parte dos protocolos de encaminhamento do paciente da Atenção Básica para a Atenção Especializada em Ortopedia e Reumatologia, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O VHS é indispensável na investigação e acompanhamento de casos de arterite temporal ou de polimialgia reumática, orientando o tratamento mesmo antes do resultado de eventual biópsia. Além disso, a comprovação de um VHS normal praticamente afasta aquelas duas possibilidades diagnósticas.

Para auxiliar os laboratórios clínicos na realização deste exame, a Wiener lab, empresa associada à CBDL, inova e disponibiliza o analisador e32 de Eritrossedimentação automática que trabalha diretamente com o tubo de hemograma (EDTA) sem a necessidade de reagentes ou consumíveis. Utiliza o princípio de medição de fotometria por infravermelho tendo o método de Westergren como referência produzindo 32 resultados em apenas 25 minutos (mais de 64 resultados por hora).

O analisador e32 é capaz de processar 32 amostras simultâneas com leitor de códigos de barras incorporado, homogeneização automática das amostras, scaner infravermelho com leitura a cada 38 segundos permitindo a emissão dos resultados em mm/h e a curva de sedimentação de cada amostra.

Sua conectividade avançada com sistemas LIS, Host query e Protocolo HL7 permite uma gestão online das determinações e a emissão segura dos resultados. (Com informações da Wierner lab – 09.03.22)

Anterio

Próximo