Exame pode detectar esporotricose, doença fúngica transmitida por gatos e cães domésticos

Um novo teste para o diagnóstico da esporotricose , doença de pele causada por Sporothrix SP, fungos encontrados no solo, geralmente encontrados em gatos e cães, mas também em seres humanos, acaba de ser desenvolvido pela BiDiagnostics – BioInsumos e Diagnósticos, startup que tem apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp.

O fungo pode infectar a pele dos felinos por meio de feridas, além de causar lesões graves que podem tomar o corpo todo e afetar os órgãos internos. Se não for tratado, pode ser fatal.

Já nos humanos, contaminados por arranhadura ou mordeduras de animais contaminados, pode provocar lesões nos braços e na face.

“Nos últimos cinco anos, foram registrados casos da doença tanto em animais como em humanos em todas as regiões do país, com um aumento de até 600% no número de pacientes notificados”, alertou a microbiologista, Leila Maria Lopes Bezerra.

Leila, que é fundadora da BiDiagnostics, também comentou sobre a rapidez do exame e da diminuição dos custos, “o teste permite agilizar o diagnóstico e fazer o acompanhamento do tratamento dos pacientes infectados, que leva no mínimo três meses. Além disso, permite diminuir os custos com internação pela demora ou diagnósticos errôneos”. (Com informações do Labnetwork – 24.10.19)

Anterio

Próximo

34 Comentários

  1. Eliete

    Qual exame laboratorial específico é feito para diagnostico da esporotricose nos gatos? E quanto tempo demora para ter o resultado desse exame ?

    • Maria Helena Rodrigues

      A minha gata está doente 10 03 2021 e eu já levei em quatro veterinário e neium me do uma resposta mim ajuda não que perder ela e há ela já mim mordeu na mão e sai um carocinho estou muito triste

      • Marilda borge reis

        Vc precisa entrar em contato com o zoonoses eles ajudam se for o caso de esporotricose.

      • Maria Silva Pinheiro

        Meu gato ficou doente, liguei para a vigilância sanitária, eles mandaram um veterinário para analisar o gato e fazer exames.

      • Claudia

        Vai no médico. Pode estar contaminada. Só exame de sangue pra saber.

      • Mi

        Amiga vou tentar te ajudar. Peguei um gatinho rua qie nao tinha feridas. Apos 15 diascomecou uma feridano rosto e foi abrindo em todos locais. Embaixo pata, nariz, tudo…levei em 3medicos e todos negaram. Com isso nao me precavi tanto ja que eles juravam que nao era esporo. Pois bem, mudei medico,
        Ela trocou todos remedios, fiz exame ( gama vet faz) so ter pedidomedico. E pela lamina.
        Ele tomou antibiotico agemox por 10 dias ja que nao comia e comecou a ficar amarelado. Tirou mercepton que foi proibido para gatos e quase nenhum medico sabe disso.ecocou trihepat. Nisso liguei para zoonoses,medico foi em casa eme deu remedio itraconazol.por 2 meses.vc precisa aplicar todos os.dias. tenha paciencia wue vai ser curado. Tome cuidado, use luvas e tudo vai dar certo. Ligue para zoonoses medico vai na sua casa, faz exame lamina pra confirmar e te da remedio. Va logo pois esse fungo comeca a comer bicho tudo por dentro e qd sai e pq ja esta em quase todos os orgaos.
        Nao aceite metronidazol..somente itraco azol. Zoonoses te da tratamrnto gratuito.

        • Genna

          Quanto custa ??

      • Kátia Moraes

        Boa noite meu jome é Kátia, nesse momento estou tratando um gato de rua com esse fungo e estou recebendo ajuda da vigilância sanitária, todo mês eles vêm a minha casa e trazem o Itraconozol que é o remédio para tratar o fungo, e se por acaso vc estiver contaminada, eles também tratam vc. Espero ter sido útil!

      • Ariel Diene

        Sinto muito e espero que ela tenha conseguido o tratamento e vcs estejam bem hoje. Querida o tratamento é entre 4 meses e 1 ano meio dependendo das lesões. O medicamento é itraconazol, iodeto de potássio, prednisona e cefalexina. Boa sorte e saúde pra vcs!

      • Julyana

        Tem que fazer a biópsia pra saber se é esporotricose mesmo. O tratamento é feito com itraconazol, mas depende do peso do animal. Estou tratando uma há 7 meses e já está praticamente curada.

    • Raquel

      O Diagnóstico é feito através de um exame que é tirado da ferida do animal, ou seja, do sangue colocado em pedaços de “vidro” para ver pelo microscópio, se há a presença do fungo.

    • Raquel

      Citologia, cultura de fungos, exame histopotológico ou visualização direta.

    • Kátia Moraes

      Qual o exame que é feito em pessoas para diagnósticar a esporotricose, meu gato está infectado e já diagnosticado e me arranhou no braço, já estamos eu e ele tomando o remédio para fungos, e vamos tomar por 3 meses, ele fez exames, eu não sei qual fazer?
      Poderia me.esclarecer!

    • Leonardo Pinheiro Costa

      Tinta da China

  2. Monica

    Qual o exame para detectar esporotricose no homem? O SUS fornece este teste? Posso fazer via laboratório particular?

  3. Marta

    Qual o nome do exame, qual o preço e onde encontra para comprar?

  4. Sônia Maria

    Uma pessoa q não tem contato com terra , plantas ou animais contaminado pode pegar esporotricose?

    • Marilda borge reis

      Vc precisa procurar o centro de zoonoses do da sua cidade, lá eles irão fornecer o exame e os remédios de graça.

      • Silvana Santos

        Isso mesmo! A zoonoses fornece o medicamento itraconazol para curar o gatinho da esporotricose. E também fazem a cultura na ferida do gato para iniciar o tratamento caso positivo.

  5. Lara Alves

    Qual exame laboratorial específico é feito para diagnostico da esporotricose? Seria cultura ou exame de sangue?

  6. Maria Gorethe Vilela

    Preço do exame para detectar esporotricose em humano

  7. Alessandro dos Santos Silva

    Quem já teve essa doença, é obrigado a fazer exame após 6 meses de ser curado, e tem que fazer exame regulamente?

  8. Francisco Canindé Lopes

    Qual o nome do exame, qual o preço e onde encontra para comprar?

  9. Maria ines silva adam

    Qual o preco de exame para exporotricose

  10. Marilda borge reis

    Vc precisa procurar o centro de zoonoses do da sua cidade, lá eles irão fornecer o exame e os remédios de graça.

  11. Maria Tereza Siqueira Braga Carvalho

    Após 9 meses de tratamento com itraconazol em meu gato, qual exame devo fazer pra saber se ele está curado?

  12. Aparecida José França

    Se cuide e observe se tem dores articulares, vou contar em resumo quando fui liberada do tratamento em fev.2020, eu já estava c dores articulares no joelho, médica disse q não era da esporotricose me encaminhou p ortopedista sem nenhuma observação, ortopedista pediu ressonância e foi tratando como se fosse lesão, julho 2021 articulação está praticamente perdida, medicos querem fazer artrodese

  13. Elaine Loiola

    Meu gato parece que está com essa doença, a veterinária falou preciso saber qual izame eu faço ele ta perdendo muito peso e tendo muitas feridas, e mesmo se ele tiver eu preciso saber se essa doença afetou ele por dentro.

  14. Márcia

    Boa tarde, alguém pode me ajudar minha mãe está com esse tipo de fungo o médico passou esse exame ,mas gostaria de saber se e só na rede pública ou qual a clínica que faz quem poder me ajudar!

  15. Maria do Rosário

    Boa noite,
    Realizei uma coleta de amostra citologia por imprimir de uma lesão de um gato suspeito de esporotricose.
    Em até quanto tempo eu posso realizar a coloração da mesma?

  16. Nathalia

    Gatos com menos de um mês podem ter esporotricose? Resgatei um gatinho na rua e moro fora do Brasil. O vet da minha cidade passou Só uma pomada. Estou desesperada, mantendo o gatinho bb em isolamento total, tratando ele com luvas, mas é muito triste não entender ao certo o que ele tem. Sempre que procuro por aqui, não acho nada relacionado a filhotes. Apareceu um minúscula feridinha na ponta do nariz dela, apenas, mas sei que essa doença, quando não tratada, se espalha, esse é meu medo…

  17. Luna

    Por favor ajuda qual e o exame estou c medo de ter sido contaminado

  18. Adenilza

    Meu gayp esya cpm esporitricosse so q. Cima da feroda crioi umas camada de casca muito dura ja tomou quase um ano o cetoconozol ahora antibiótico lexim. Junto com prelone mas parece q ta surgindo outras feridas pelo corpo

  19. José divino Oliveira

    Fui contaminado a mais de 10 anos ,contato com areia, cheia de feses de gato. Não houve diagnóstico por dermatologista, clínico geral, infectologista, por ignorar meus dados fornecido e a causa. Amenizei com itraconazol ,devido infestação no Rio de Janeiro praia de Copacabana, descoberta pelo Fiocruz.