Exame PHI para saúde da próstata é inovador e pode dispensar biópsias desnecessárias

Um exame revolucionário para o diagnóstico precoce do câncer de próstata está sendo divulgado pelo laboratório Hermes Pardini. Além de ampliar a precisão da biópsia, o teste é menos invasivo.

O PHI – Índice de Saúde da Próstata é um exame de sangue com valores de PSA total alto, porém sem alterações no toque retal.

“Quando em um exame de rotina identificava-se o PSA alterado e o exame de toque normal, havia duas opções para completar o diagnóstico: ressonância ou biópsia.  Entretanto, a acurácia da biópsia é muito baixa, em torno de 15 a 20%, além de ser um exame muito invasivo. Em cada dez biópsias realizadas, oito têm o resultado negativo. Agora, nesses casos, podemos solicitar o PHI e tirar muitos pacientes de biópsias desnecessárias. Caso o exame dê positivo, aumenta a acurácia da biópsia em torno de 75. Para realizá-lo é preciso pedido médico”, comentou Pedro Paixão, urologista do Hermes Pardini.

Para diagnosticar o câncer de próstata, os exames mais usados são o toque retal e exame de sangue de dosagem do PSA (antígeno prostático específico). “Feitos de forma isolada, eles não garantem um diagnóstico preciso. Por isso, podem ser necessários exames complementares como ultrassonografia para próstata, exame de medição do jato de urina, cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia”, adverte o médico. (Com informações do Labnetwork – 14.11.19)

Anterio

Próximo

1 Comentário

  1. Nelson Gimenes Jr

    Como interpretar o exame PHI em quem usa Finasterida 5 mg a vários anos