Exame de sangue consegue antecipar câncer no fígado

Uma pesquisa, desenvolvida pelo National Cancer Institute (NCI), National Institutes of Health e National Institutes of Diabetes, todos dos Estados Unidos, permitiu a produção de um exame de sangue que consegue antecipar o  carcinoma hepatocelular (CHC), isto é, câncer de fígado.

“Muitos testes de triagem detectam características das células cancerígenas, mas elas podem mudar com o tempo, e nem todas as células de um tumor têm as mesmas características. Decidimos adotar uma abordagem diferente. Procuramos identificar as características do ambiente do câncer ao invés das próprias células cancerígenas”, comentou o coautor do estudo, Xin Wei Wang, do Center for Cancer Research do NCI.

No estudo, publicado no artigo “A Viral Exposure Signature Defines Early Onset of Hepatocellular Carcinoma”, na edição online da revista Cell, foram analisados os perfis sorológicos provocados por mais de mil vírus em 899 indivíduos, sendo que 150 pessoas estavam com diagnóstico de câncer no fígado.

Com a técnica VirScan, os cientistas determinaram uma assinatura de exposição viral específica que poderia diferenciar os indivíduos com CHC daqueles com doença hepática crônica ou saudáveis. Esta assinatura, que mostra “impressões digitais” moleculares de 61 vírus diferentes, foi validada em estudo de coorte longitudinal de 173 pessoas com doença hepática crônica que fizeram parte de uma pesquisa que durou 20 anos. Neste período, 44 pessoas desenvolveram carcinoma hepatocelular e, ao avaliar o sangue desse grupo, a assinatura detectou os indivíduos com CHC. (Com informações do Labnetwork – 09.07.20)

Anterio

Próximo