É com a proposta de manter a qualidade dos serviços dos laboratórios clínicos em expansão que a Greiner Bio-One oferece em seu portfólio dois equipamentos de alta performance. Tratam-se do BC•Robo® e do TS 1500 que permitem uma gestão mais eficiente do processo pré-analítico por meio da padronização do fluxo de trabalho, o que garante o nível de qualidade exigido.
No livro Automação laboratorial: histórico, seleção, implantação e gestão (2018), a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) aponta que as etapas da fase pré-analítica, quando feitas manualmente, consomem em torno de 60% do tempo total despendido para a realização de análise, sendo que nesta fase ocorrem de 30% a 86% dos erros laboratoriais. Para reduzir essa taxa, as soluções de automação podem estar presentes da identificação dos tubos à aliquotagem, preparando a amostra para a análise.
Enquanto o BC•Robo® prepara os tubos para coleta de amostras e monta o conjunto de cada paciente, o TS 1500 realiza a triagem dos tubos na recepção da amostra. Além disso, com 2 módulos com 4 gavetas cada um, o BC•Robo® tem a capacidade para processar até 360 kits de pacientes por hora.
Já o TS 1500, com uma entrada e 10 gavetas de saída, tem capacidade para processar até 1500 tubos por hora. É também capaz de controlar e monitorar a entrada de diferentes tipos de amostra. (Com informações do portal Labnetwork – 27.6.18)