Doutor em Biologia Funcional e Molecular ajuda profissionais de saúde a utilizar novas tecnologias do DNA

A genética tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a medicina, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz no tratamento de diversas doenças de base celular, como o câncer. Não é à toa que, em 2020, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – o Genomas Brasil – para mapear 100 mil genomas de brasileiros e, assim, formular tratamentos específicos para cada um deles.

No entanto, os cursos que introduzem a genômica aplicada na área clínica, por exemplo, podem ter um valor muito alto para quem deseja expandir o seu conhecimento e oferecer um diagnóstico certeiro para seus pacientes. Nesse contexto, Wiliam Régis, nutricionista e doutor em Biologia Funcional e Molecular, tem se destacado como um dos principais especialistas sobre o assunto, oferecendo cursos acessíveis sobre a Genômica Clínica Integrativa, que auxilia qualquer profissional de saúde, da farmacologia à neurologia, a descobrir a raiz das patologias por meio de exames de precisão.

Os cursos ministrados por Régis abordam o uso da genética em três segmentos: nutricional, esportivo e de longevidade. Portanto, o doutor capacita médicos de diferentes especialidades a ampliarem o olhar para os pacientes e seus objetivos. Entre as possibilidades do uso de informações genéticas, é possível não apenas regular a alimentação e a prática de exercícios dos pacientes, como também orientar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, levando em consideração a individualidade de cada paciente.

“Com o avanço da tecnologia, é possível realizar exames genéticos que fornecem dados valiosos sobre a predisposição a certas condições de saúde, a resposta a determinados medicamentos e até mesmo as necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo. É uma experiência de enxergar os pacientes em todos os aspectos da sua vida por meio do seu DNA e, com ele, construir uma estratégia de intervenção preditiva mais direcionada, personalizada e altamente eficaz para a sua qualidade de vida”, pontua Régis, que, desde 2022, é o diretor científico da DF Medica Brasil, empresa com sede na Itália e responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos genéticos para a promoção de saúde e bem-estar.

Com poucos anos de criação, os cursos do pesquisador já contam com mais de mil profissionais de saúde, de diferentes áreas, formados em Genômica Clínica Integrativa. As quatro aulas estão disponíveis para cadastro no site de venda de cursos de saúde Synapxs por R$ 500. Realizada a matrícula, os estudantes têm acesso a uma plataforma com todos os materiais, palestras e workshops mensais ao vivo e apresentação de casos clínicos positivos.

Além disso, os alunos também recebem, gratuitamente, a assessoria da DF Medica Brasil para implementar um ecossistema de testes genéticos nos consultórios, com um suporte que vai desde a logística até a interpretação individual dos resultados. Com os principais exames disponibilizados pela empresa, como o teste de Telômeros, o Igenesis, o Longevity e o Brest Check, os profissionais clínicos podem analisar a idade celular do paciente, estudar seu metabolismo para elaborar uma dieta nutricional, investigar riscos de predisposição que comprometem o envelhecimento saudável ou desenvolvem o câncer de mama, ovário e próstata, mapear respostas inflamatórias para estudar o esforço corporal em atividades físicas e, até mesmo, elaborar um tratamento personalizado para a saúde do cabelo.

“A genética é uma ferramenta poderosa, mas muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como utilizá-la de forma prática. Então, o meu objetivo é fornecer todo o conhecimento necessário para esses profissionais, além de proporcionar uma experiência direta com a empresa que mais produz testes genéticos no país. Penso que os profissionais de saúde não devem ter como prioridade apenas o aprimoramento de sua expertise, mas principalmente, o cuidado redobrado com seus pacientes.” (Com informações de Milka Veríssimo – 28.11.23)

Anterio

Próximo