Diasorin oferece um teste CLIA preciso e de alta qualidade para diagnóstico do rotavírus

O rotavírus é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas (DDA) e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos. É um vírus altamente transmissível que pode infectar pessoas de qualquer idade, mas a manifestação clínica severa é mais comum em crianças pequenas. A transmissão é fecal-oral, podendo ser diretamente, de pessoa para pessoa, ou indiretamente via água, alimentos ou objetos contaminados.

Os principais sintomas são diarreia com aspecto aquoso, febre e, em menores de 2 anos, vômitos. A tendência da doença é evoluir espontaneamente para a cura, porém, a reposição de líquidos e minerais, para prevenir ou corrigir a desidratação, é de extrema importância. Além disso, é necessário um manejo nutricional adequado.

A administração da vacina para rotavírus humano G1P1[8] (atenuada) em crianças menores de seis meses é a melhor forma para a prevenção. Também é importante lavar bem as mãos antes e depois de utilizar o banheiro e ao manipular/preparar os alimentos, higienizar corretamente os alimentos e as superfícies e utensílios e equipamentos usados na preparação, não utilizar água de rios ou poços contaminados e manter o aleitamento materno, aumentando a resistência das crianças contra as diarreias.

O diagnóstico correto do rotavírus é importante, uma vez que se não tratado adequadamente, pode evoluir para complicações e quadros graves, que podem, inclusive, levar à morte. Estima-se que anualmente 500 mil crianças morram por complicações do vírus em todo o mundo. A solução LIAISON® Rotavírus oferece um teste CLIA preciso e de alta qualidade para a determinação de gastroenterite viral usando uma única amostra de fezes, um recurso não invasivo, rápido e que permite o diagnóstico preciso. Além disso, o uso do Dispositivo Quantitativo de Extração de Fezes LIAISON® reduz as etapas de preparação das amostras extraídas e permite ao operador manusear facilmente as fezes, economizando tempo.

Referências

Rotavírus: agente viral é um dos principais causadores de diarreia grave em menores de 5 anos — Ministério da Saúde (www.gov.br)

www.saude.sp.gov.br

(Com informações da Diasorin – 02.02.24)

 

 

 

 

 

 

Anterio

Próximo