DiaSorin lança ensaio LIAISON Quantiferon-TB Gold Plus em parceria coma Qiagen no Brasil

As empresas DiaSorin e QIAGEN, ambas associadas à CBDL, anunciaram o lançamento no Brasil do LIAISON® QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus), teste padrão ouro em automação para infecção latente por tuberculose (ILTB), nas plataformas LIAISON® da DiaSorin.

Considerada a doença infecciosa que mais mata no mundo, a tuberculose é um problema de saúde pública. Estima-se que 25% da população mundial estejam infectados pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) em sua forma latente, ou seja, sem apresentar sintomas, e apenas 10% são casos ativos¹. Uma das maneiras mais efetivas de prevenir a transmissão e erradicar a doença se dá pelo diagnóstico e tratamento precoces da tuberculose ativa e da prevenção reativa da patologia, através do tratamento da infecção latente (ILTB).

De acordo com dados do Relatório Global da Tuberculose 2020, ao longo de 2019, a doença infectou mais de 10 milhões de pessoas e levou a óbito mais de 1,2 milhão em todo o mundo. No Brasil, considerado pela OMS como um dos 30 países que concentram 90% dos casos, foram registrados 96 mil novos diagnósticos no mesmo período, sendo 6.700 fatais.

O método IGRA, ou ensaio de liberação de Interferon-gama, está entre os mais precisos para identificar a tuberculose em sua fase latente, analisados e recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para os laboratórios que optarem pela automatização do teste IGRA QFT-Plus nas plataformas LIAISON® XLou XS, serão necessários os tubos de coleta de sangue QuantiFERON®-TB Gold Plus fornecidos pela QIAGEN e os kits reagentes para quimioluminescência LIAISON® QuantiFERON®-TB Gold Plus da DiaSorin.

DiaSorin e QIAGEN irão trabalhar em conjunto na promoção e vendas da solução de automação completa para testes de TB latente para garantir que seus clientes obtenham todos os benefícios desta colaboração. Consulte seu representante DiaSorin ou QIAGEN para obter maiores informações.

O teste IGRA QuantiFERON-TB Gold Plus está disponível para a rede SUS e em todos os planos de saúde com DUT – ID do procedimento é 40324648 (código CBHPM).

Para obter mais informações sobre os produtos e soluções DiaSorin acesse www.diasorin.com ou entre em contato com diasorin@diasorin.com.br

 1 Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS)  

(Com informações da DiaSorin – 17.11.21)

Insumos necessários
QuantiFERON-TB Gold Plus – Tubos de coleta de sangue
Tubos de coleta de sangue QFT-Plus: Tubos Nil, TB1, TB2 e mitógeno (10 cada)622222
Tubos de coleta de sangue QFT-Plus: Tubos Nil, TB1, TB2 e mitógeno (50 cada)622526
LIAISON ® QuantiFERON-TB Gold Plus – Reagentes CLIA
Kit CLIA com resultados de até 50 pacientes (200 determinações)311010
Inclui cartucho de teste, frascos de conjugado e calibradores
Kit de controle (2 níveis x 2 frascos – até 40 processamentos)311011
Estabilidade do kit aberto28 dias
Estabilidade da calibração28 dias

Anterio

Próximo