Com epidemia, Fiocruz aumenta produção de testes PCR para detecção da dengue

Mais 600 mil testes PCR para o diagnóstico da dengue serão produzidos pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em 2024. Esse número representa o dobro da previsão inicial que era de 300 mil testes. A quantidade foi duplicada em função da epidemia e do estado emergencial em diversos municípios do país. Cerca de 300 mil testes serão fabricados nos primeiros meses deste ano.

O Ministério da Saúde deverá receber os primeiros nas próximas semanas. Os kits de PCR são os mais assertivos para a detecção e identificação do sorotipo circulante de dengue (1, 2, 3 e 4), além de zika e chikungunya.

“Bio-Manguinhos/Fiocruz está acompanhando a situação epidemiológica da dengue no país e reforça seu importante papel de apoio ao diagnóstico junto ao Ministério da Saúde. Nossas equipes estão engajadas e comprometidas, não somente em dobrar esse quantitativo previsto, como em realizar estas entregas o mais breve possível”, comentou o diretor da Fiocruz, Mauricio Zuma.

Já o presidente da instituição, Mario Moreira, salientou que com a ampliação do número de testes, a Fiocruz reforça sua missão de combater as situações epidemiológicas do país, “a iniciativa visa fortalecer o diagnóstico preciso e ágil, permitindo uma resposta eficaz diante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estamos empenhados em contribuir com a saúde pública nacional e continuaremos trabalhando incansavelmente para contribuir para a saúde da nossa população”.

(Com informações da Agência Brasil – 09.02.24)

Anterio

Próximo