Diante da confirmação do primeiro caso de infecção viral pelo coronavírus (Covid-19) em São Paulo, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) vem a público para informar que o Brasil já conta com testes laboratoriais em PCR em tempo real para a detecção do novo vírus, devidamente validados por alguns laboratórios de ponta.
É importante frisar, que a indústria laboratorial não tem medido esforços para desenvolver um grande número de testes laboratoriais, em diferentes metodologias e cada vez mais acessíveis, com vistas ao diagnóstico rápido do coronavírus.
Entre os testes, já estão à disposição de hospitais, clínicas e unidades laboratoriais, os testes qPCR RT (reação em cadeia da polimerase em tempo real), capazes de diagnosticar a doença rapidamente.
O paciente, vindo da Itália, está em isolamento, após ter a confirmação de infecção pelo COVID-19 em teste feito no Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele e sua família estão sendo monitorados.
Para evitar o contágio, o Ministério da Saúde já iniciou uma campanha de prevenção maciça, que será amplamente divulgada pela imprensa. (Com informações da Oficina de Mídia – 26.2.20)