O International Medical Device Regulators Forum (IMDRF), instituição que agrega as agências reguladoras internacionais com o mote de harmonizar e convergir as propostas regulatórias, esteve reunido, de 16 a 17 de setembro, na cidade de Ekaterinburg, na Rússia.
O Brasil foi representado por Leandro Pereira, responsável pela Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) da Anvisa. Dhalia Gutemberg, consultora científica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, CBDL, representou o setor privado.
Entre os assuntos em pauta, estavam a Inteligência Artificial (IA), o software como dispositivo médico (SaMD), e os diversos modos de aplicação das novas tecnologias, além de aspectos como segurança de dados e qualidade.
O evento também contou com a participação de Bernardo Mariano, da Organização Mundial da Saúde (OMS), pela web. Mariano narrou os esforços da OMS para levar acesso à saúde em lugares remotos por intermédio da Inteligência Artificial.
No que se refere à regulação, os setores governamentais dos países presentes no encontro puderam apresentar seus status regulatórios. Entre as nações, Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão, Rússia, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, além de uma representação da União Europeia.
A harmonização regulatória entre os países foi também um tema protagonista do fórum.
“Existe uma forte sensação de alinhamento de todo segmento em apoio às iniciativas do programa MDSAP e de harmonização regulatória liderada pelo IMDRF”, ressaltou Dhalia.
As próximas reuniões serão em Singapura (2020) e na Coreia do Sul (2021). (Com informações da assessoria científica da CBDL – 19.9.19)
I am amazed. I do not think I’ve met anyone who knows just as much about this as you do. You should make a career of it, seriously, impressive site
Dear Daniel,
thank you very much for the supportive words. We seek to do the best for the IVD market. Best regards!
I glanced through this site and there’s so much useful information, saved to my bookmarks