CBDL fala sobre programa de revalidação de testes para COVID-19 durante webinar do JOTA

O portal JOTA está produzindo uma série de webinars diários para debater os efeitos da pandemia na política, na economia e nas instituições.

No dia 13 de maio, o site promoveu o webinar “O cenário de diagnósticos de COVID-19 no Brasil”, com as participações de Carlos Eduardo Gouvêa (presidente executivo da CBDL), Paula Távora (patologista e sócia fundadora da I9med), Sergio Mena Barreto (CEO da Abrafarma) e Leandro Rodrigues Pereira (diretor da Anvisa).

Em sua participação no webinar, Carlos Eduardo Gouvêa falou sobre o projeto de revalidação e autorregulação dos kits de testagem para a detecção do Covid-19 que chegaram ao Brasil. “Assim, passamos uma referência ao mercado público e privado, mostrando qual teste é melhor para tal finalidade”, comentou Gouvêa.

Na opinião de Gouvêa, as farmácias terão um papel preponderante na testagem massiva da população. “Estamos vivendo uma situação excepcional. Assim, precisamos testar o máximo possível, e as farmácias dão a capilaridade que precisamos”, destacou o executivo.

Já a patologista Paula Távora, sócia fundadora da I9med, comentou que testar em massa a população é a única alternativa eficaz para mitigar os efeitos do coronavírus, uma vez que, neste momento, não há vacina ou remédio para o controle da pandemia. “Não há condições de fazer testes com outra metodologia que não sejam os rápidos”, destacou Paula Távora.

O chefe da gerência-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, frisou que a Agência está sendo mais ágil em seus processos. Segundo o diretor da Anvisa, a instituição já recebeu 326 protocolos para regularização de testes. Desses, 75 já foram aprovados e 40, rejeitados. O restante está em análise. “Programas que discutíamos há anos, estamos concluindo agora. Esse momento faz com que sejamos mais ágeis”, comentou. (Com informações do JOTA – 18.05.20)

Anterio

Próximo