CBDL e Aladdiv podem selar acordo inédito com Inmetro

Dirigentes da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e da Aliança Latino-americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv) estiveram reunidos com representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, no último dia 9/1, em Xerém, no Rio de Janeiro, com vistas a  selar possíveis acordos de cooperação para o setor de Diagnóstico in Vitro. 

O trato entre as instituições prevê um mapeamento das demandas dos fabricantes nacionais de kits de diagnóstico in vitro interessados em exportar seus produtos, além de apoio à inovação tecnológica do segmento pelo Inmetro com a aproximação das empresas intermediada pelas entidades e suporte da instituição na área de Life Sciences, Pesquisa e Desenvolvimento, Testes Pilotos, Rastreabilidade e até segurança de dados e softwares aplicados a dispositivos médicos. 

Por sugestão da CBDL, o Inmetro ainda se dispôs a agregar valor e trabalhar para o fortalecimento das empresas de serviços laboratoriais, com vistas a possibilitar o acesso a mercados internacionais, aumentando a pauta de exportações de serviço brasileira. 

“Esta nova fase do INMETRO, em que se coloca como um excelente instrumento de apoio à inserção da cadeia de valor de diagnóstico brasileira no cenário global, é algo extremamente motivador. Contando com uma incubadora com espaço disponível para abrigar novas start-ups, um laboratório de apoio com equipamentos de última geração, além de pesquisadores experientes e interessados em unir esforços com a indústria e laboratórios, dá a certeza de que teremos muito trabalho e boas conquistas em 2020”, comenta Carlos Gouvêa, presidente executivo da CBDL. (Com informações da Oficina de Mídia – 17.1.20)

Anterio

Próximo