CBDL afirma em Nota de Esclarecimento: deu positivo o autoteste, o resultado deve ser confirmado em testes rápidos de farmácias ou laboratórios

Os autotestes são uma excelente ferramenta de controle para doenças como a Covid-19. No entanto, na opinião da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), entidade que agrega os principais fabricantes de testes rápidos e autotestes no Brasil, a ferramenta está sendo utilizada de maneira incorreta pela população no que se refere ao controle e notificação de resultados.

“Os autotestes foram produzidos com o mote de auxiliar no controle da doença. Isto é, se o cidadão apresenta sintomas, é salutar ir até a farmácia e comprar um kit de autoteste para aferir o resultado. Se der negativo, e os sintomas persistirem, a pessoa deve fazer novamente depois de alguns dias. Se der positivo, obrigatoriamente o usuário deve realizar um teste rápido em farmácias ou um PCR-RT em laboratórios para a confirmação dos resultados. Nestes locais, todos os resultados são notificados. Assim há controle por parte das autoridades”, alertou Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL.

Atualmente, há um site de notificações de autotestes comprados em farmácia, uma parceria entre a CBDL e a Associação Brasileira de Farmácias (Abrafarma). O consumidor informa o seu resultado à empresa do teste que comprou (informação via site ou QR Code) e este resultado será consolidado em um único endereço: www.meuautoteste.com.br

“O que ocorre é que o usuário está utilizando o autoteste como teste definitivo e não é. Trata-se de um instrumento de controle pessoal para saber se deve ou não ser feito o teste complementar em farmácias ou laboratórios”, concluiu Gouvêa.

Nota de Esclarecimento sobre Uso e Notificação de Autotestes para Covid-19

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), entidade que agrega os principais fabricantes de testes rápidos e autotestes no Brasil, vem, por meio desta Nota de Esclarecimento, elucidar alguns pontos a respeito da utilização dos autotestes, em razão de matérias veiculadas na Imprensa:

1 – Os autotestes são uma ferramenta de controle pessoal. Trata-se de um excelente instrumento para monitorar, em domicílio, se a pessoa pode estar ou não infectado. Os autotestes são utilizados no mundo todo com esta proposta;

2 – Caso o autoteste realizado em casa der negativo, é razoável que se repita o exame alguns dias depois, se os sintomas persistirem. Em caso de positividade, o usuário deve notificar o resultado ao fabricante ou importador de seu produto para que ele seja posteriormente apresentado no site www.meuautoteste.com.br.

OBRIGATORIAMENTE, o usuário deve confirmar o resultado na execução de testes rápidos de farmácias ou por meio de RT-PCR em laboratórios. Estes locais têm como obrigação notificar às autoridades sanitárias. (Com informações da Oficina de Mídia – assessoria de imprensa da CBDL – 20.05.22)

Anterio

Próximo