A taxa de resistência antimicrobiana (AMR) está crescendo assustadoramente em todo mundo. Para conscientizar a população sobre os sérios riscos, a multinacional bioMérieux desenvolveu um site sobre o tema: http://www.antimicrobial-resistance.biomerieux.com/ com informações sobre como combater o mal.
Na sexta-feira, dia 18 de novembro, também foi instituído o Dia Nacional do Uso Racional de Antibióticos em diversos países. O mote é dar destaque à importância do diagnóstico rápido para que se evite o uso indiscriminado dos antibióticos.
Estimativas dão conta que, a cada 4 minutos, uma pessoa morre em razão de infecção causada por bactérias que se tornaram resistentes aos remédios. A resistência aos antibióticos também fez resurgir doenças como a tuberculose, por exemplo. Em 2013, o número de óbitos por tuberculose ultrapassou a 1,5 milhões, sendo 480 mil pacientes infectados por cepas resistentes aos antibióticos.
Os chamados testes rápidos ou as soluções de diagnóstico rápido, como as produzidas pela bioMérieux, são cruciais para combater o uso eficaz e racional dos antibióticos. Entre os benefícios que representam estão: a identificação dos pacientes com infecção bacteriana em que seria necessário o uso de antibióticos, o reconhecimento do agente que causa a infecção para determinar a gestão apropriada e a pesquisa apurada que determinará se o agente é resistente a um ou mais antibióticos, entre outros.
(Com informações do portal Labnetwork – 10.11.16)