AstraZeneca Brasil lança hub de inovação em saúde no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

A biofarmacêutica global AstraZeneca anuncia o lançamento de um Hub de Inovação em Saúde no Brasil. Chamado hub Brasil IPE, a iniciativa visa melhorar o acesso dos pacientes a soluções em saúde, desenvolvendo projetos em diagnóstico precoce, conscientização sobre doenças, geração de dados e interconexão de registros médicos eletrônicos no ecossistema de saúde brasileiro.

O hub está alocado dentro do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), um dos maiores institutos públicos de pesquisa tecnológica do Brasil e o maior de São Paulo. A instituição desenvolveu um ecossistema de inovação aberta chamado IPT Open Experience, onde existem startups e empresas de todos os setores, bem como outras instituições governamentais.

Segundo dados do Digital Excellence Framework, índice elaborado pela L.E.K Consulting a partir de uma autoavaliação realizada com 200 empresas de saúde em 19 países, a maturidade digital da saúde no Brasil ainda está em estágio inicial, com diferentes níveis entre setores e subsetores, o que mostra que existem diversos desafios e oportunidades de aceleração da jornada digital das empresas ainda a serem explorados. 

Ao se juntar a esse ecossistema por meio de uma parceira estratégica, a AstraZeneca busca unir forças com demais atores especializados em inovação digital para agregar valor ao sistema de saúde. O lançamento do hub Brasil IPE consolida o novo momento da empresa em inovação, investindo em ações com alta maturidade digital, com estratégias e indicadores claros para alavancar a inovação do ecossistema de saúde brasileiro.

O hub Brasil IPE fará parte da A.Catalyst Network, rede de hubs de inovação global da empresa que busca parcerias entre múltiplos stakeholders, incluindo startups, governos e profissionais de saúde, para promover o acesso equitativo a soluções de saúde acessíveis, de alta qualidade e inovadoras. Globalmente, os projetos da rede já impactaram mais 3.3 milhões de pacientes. Ao todo, o ecossistema já conta com 607 parceiros, com 108 projetos em andamento.

“Essa iniciativa reflete o nosso compromisso com a inovação em saúde no Brasil. Queremos ser um agente catalisador da transformação digital da saúde no país, trabalhando em colaboração com os demais atores do ecossistema. Acreditamos que juntos podemos gerar mais valor e impacto para os pacientes e para a sociedade”, afirma Olavo Corrêa, diretor geral da AstraZeneca Brasil.

“O IPT tem como missão promover a inovação aberta e colaborativa entre os diversos atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. O hub Brasil IPE é um exemplo concreto dessa missão, pois reúne uma empresa líder global em biotecnologia, um instituto público de pesquisa tecnológica e outros parceiros relevantes para desenvolver soluções em saúde que atendam às necessidades da população brasileira. Estamos muito orgulhosos em receber a AstraZeneca Brasil no nosso campus e esperamos que essa parceria gere muitos frutos positivos”, declara Jefferson de Oliveira Gomes, diretor-presidente do IPT.

O hub Brasil IPE terá uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da AstraZeneca Brasil e do IPT, além de contar com a participação de startups, universidades e outras instituições parceiras. (Com informações da Edelman – 19.07.23)

Anterio

Próximo