As vantagens da Concentração Direta de Renina no rastreio de Aldosteronismo

A hipertensão é classificada como hipertensão primária (essencial) ou secundária; cerca de 85-90% dos casos são classificados como “hipertensão primária”, o que significa pressão alta sem causa médica subjacente óbvia. Os restantes 10-15% dos casos (hipertensão secundária) são causados por outras condições que afetam os rins, artérias, coração ou sistema endócrino.

O aldosteronismo primário é a causa mais comum de hipertensão secundária. O seu diagnóstico é importante por estar associado a um aumento do risco cardiovascular e cerebrovascular em comparação com a hipertensão essencial (primária) que pode ser revertida com terapia direcionada.

De acordo com as diretrizes da Endocrine Society, até 50% dos pacientes hipertensos devem ser rastreados para aldosteronismo. Hoje em dia, a testagem mais reconhecida é a relação aldosterona-renina (RAR), utilizando a concentração de aldosterona e atividade da renina plasmática (ARP), embora ambas as medições sejam afetadas por vários fatores de interferências como terapias farmacológicas.

Vários estudos demonstraram que também é possível usar a Concentração Direta de Renina (CDR) para calcular a Relação Aldosterona-Renina Ativa (RARA) em vez do ARP como um teste de triagem para aldosteronismo primário. Tanto a RARA quanto a RAR são precisos e reprodutíveis, com a vantagem de que o CDR pode ser medido diretamente em plataformas automatizadas, sendo mais simples e rápido do que um ensaio ARP.

As diretrizes da Endocrine Society para o diagnóstico e tratamento do aldosteronismo primário recomendam tanto a RAR (com ARP) quanto a RARA (com CDR) como testes confiáveis no diagnóstico de pacientes. Isso é de particular importância para a popularização da testagem de aldosterona e renina, que requer métodos automatizados, confiáveis e acessíveis para a maioria dos laboratórios.

Motivos para usar a Concentração Direta de Renina (CDR)

– Padronizada com o WHO IS 68/356, proporcionando resultados exatos e precisos para auxiliar os Clínicos no gerenciamento de pacientes hipertensos;

– Possibilidade de automação total em Quimioluminescência (CLIA), diminuindo a complexidade e tempo de processamento do teste;

– O CDR mede a concentração real de renina, enquanto a ARP mede a atividade;

– Processo analítico padronizado e com baixo CV.

A DiaSorin, empresa associada à CBDL, oferece os ensaios LIAISON® Aldosterona e LIAISON® Renina Direta na metodologia de Quimioluminescência (CLIA), disponíveis para todos os analisadores da família LIAISON®. (Com informações da DiaSorin – 10.03.23)

Anterio

Próximo