Além da Covid-19: para que serve o exame PCR

O exame de proteína C reativa (PCR) é um dos mais falados atualmente. O motivo é que a investigação faz parte da estratégia de atuação voltada para o combate à Covid-19.   

Vários marcadores relacionados a processos inflamatórios são utilizados pelos especialistas para tentar identificar a presença do novo coronavírus no organismo. Estudos indicaram que a elevação desta substância, combinada com resultados obtidos em outros exames, ajuda a apontar o diagnóstico positivo.  

No entanto, antes de ser um dos métodos de investigação na pandemia, esta proteína produzida pelo fígado, que é comum em poucas quantidades no sangue, pode ligar o alerta sobre outros problemas de saúde. O resultado deve ser avaliado por um clínico e pode ser solicitado como uma opção tanto nos procedimentos de rotina, quanto na investigação em busca do diagnóstico do paciente.   

As finalidades do PCR  

Geralmente, o PCR é um teste inicial usado para monitoramento do desenvolvimento de alguma condição. O valor máximo de referência para homens e mulheres é de até 3 mg/L ou 0,3 mg/dL. Se o resultado for maior do que estes parâmetros, o médico deverá solicitar exames complementares para diagnosticar o motivo ou confirmatórios, se já houver uma suspeita.  

Pode ocorrer aumento da proteína C reativa quando há algum processo infeccioso causado por bactérias ou fungos em andamento no organismo do paciente. Em infecções agudas, os valores podem aumentar até mil vezes.  

O alto nível da proteína no organismos também pode indicar um processo inflamatório. O médico irá observar, no exame de sangue, se houve aumento associado na quantidade de leucócitos, as células de defesa do corpo.  

O PCR pode apontar casos de doenças reumáticas, traumatismos ou mesmo em cânceres, mesmo que o paciente não apresente sintomas claros e definidos. Ajuda ainda no diagnóstico de lúpus, da apendicite, de doença inflamatória do intestino, da pancreatite, artrite reumatoide, tuberculose, entre outros.  

O exame de proteína c reativa pode ser feito também em até três dias após cirurgias para determinar sepse, que é a infecção generalizada.  

Além disso, é um marcador precoce e ajuda a avaliar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Quem tem PCR menor que 1 mg/L, tem baixo risco para doenças cardíacas. Entre 1 e menor que 3 mg/L, apresenta médio risco. Acima de 3 mg/L, é considerado alto risco. 

Em todos estes casos, os pacientes precisam detectar a causa primária da elevação da proteína C reativa no organismo. Desta forma, o especialista terá elementos suficientes para indicar o tratamento, os medicamentos adequados a cada caso e determinar o acompanhamento e as reavaliações pertinentes. 

Como é feito o exame?  

Por ser um exame de análise clínica, o PCR permite identificar indicadores e valores referentes a substâncias presentes no organismo. É feito a partir da coleta de uma amostra de sangue venoso pelo técnico. O paciente é liberado imediatamente.  

Em geral, não são necessários preparos anteriores ao exame, como jejum. Há casos em que o médico solicitante recomenda, por isso é importante confirmar ao agendar.  

Medicamentos como anti-inflamatórios não-esteroides, betabloqueadores, pílula anticoncepcional, aspirina, corticoides, estatinas podem interferir no resultado. O médico que solicitar o exame deve ser informado sobre o uso.  

Terapia de reposição hormonal e uso de DIU também afetam. Alguns especialistas lembram que atividades físicas intensas e de choque podem alterar a taxa e, portanto, devem ser evitadas antes da coleta de sangue. (Com informações da Experta Media – 04.02.21)

Anterio

Próximo

46 Comentários

  1. PAULO ARAGÃO

    PCR NESSE CASO SERIA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE, NÃO?

  2. Ligia Beatriz M .Cabarrao

    Meu PCR 0,074 isso é bom ou ruim??

    • MARCOS FELIPE

      Segundo esse artigo, abaixo de 1mg/L é ótimo. É o seu caso.

      • Rosangela

        O meu ta 6

        • Aparecida

          O meu tá. PCR tá 1.02 o que fazer pra abaixar

  3. Carlos Roberto Roseira Bichara

    Estão confundindo exames.Proteina c reativa com reação em cadeia de polimerase DESINFORMAÇÃO. Isto é sério

    • Oficina de Mídia

      Carlos, a informação não veio da CBDL e sim da fonte citada no fim do texto. Se você puder mandar a correção, podemos inserir como errata no fim do texto. Pode ser?

      • Edinlava da Silva Figliano

        Meu PC e deu 10.3 m/l
        E o meu bjs deu 20/ 1 hora
        É preocupante?

        • Bruno de Almeida Braga

          Por que a Sra. não consulta um médico ao vivo?
          E se for preocupante? Respostas de internet estão muito sujeitas a aleatoriedade.
          Corra para o médico!

      • Ulisses A. Nenê

        A fonte não é especializada no tema, vocês deveriam consultar uma fonte idônea e fazer vocês mesmos a correção do erro ou excluir um conteúdo que está equivocado.

        • Oficina de Mídia

          Prezado, se vc ler até o fim da matéria vc notará que a matéria veio de uma agência, que não reflete a opinião do nosso site. Quando a matéria é escrita por nós, certamente podemos editar, caso esteja incorreta. Não podemos mexer no conteúdo de outra agência.

  4. Roberto

    Boa noite gostaria de saber si e no.ou ruim meu e ame de PC e de 6.0mg/L

    • LUCIANE Cristine Cabral de Azevedo

      Boa tarde,resultado pcr 0.30 …significa risco de algo?

      • Helida Martin Peinado

        Meu PCR é de 1,36

      • Edenilse Aparecida Gonçalves dos

        Boa tarde meu exame pcr resltado 1,40 e bom ou ruim

    • Karolina Gomes

      O meu PCR deu 254 mg/L O que fazer?

      • Luciano

        Bastante hein, já pode começar à vender a proteína..

  5. Roberto

    Vc conseguiu baixar o pcr?

  6. Roberto

    Vc conseguiu baixar o pcr?

  7. Sonia Lopes

    Boa noite, fui positiva com covid a 24 dias. Tive acompanhamento medico, saturação boa e sem febre. Tive alterações nos exames TGP e TGO. Mas o medico disse que poderia ser por causa dos uso de corticoides. Mas hj refiz o exames, hemograma dentro na normalidade, leucócitos 10.000. Tgp e tgo normais, urina normal. Mas o PCR deu 10.81 sendo que no começo da doença só dava 0,60. Essa alteração é devido a algum quadro infeccioso? Mas neste caso não iria aparecer alteração noa outros exames? Tambem tomei 7 dias de antibiótico na veia, isso pode ter alterado o resultado? Obrigado.

    • Cristiane

      No meu caso tmbm está mais alterado agora

  8. Rozelaine cieslak de Oliveira

    Oi meu deu 1,110 e normal

  9. Bruna Oliveira

    Boa tarde o meu resultado de 6 mg

  10. Jaciele

    Meu psr está 195 e normal

    • Letícia alves dos santos

      Olá meu filho tem nove anos e o PCR dele deu 12 o que fazer isso e normal , mais ele tomou antibiótico durante quase um mês será por causa dos antibióticos porque os outros exames deu ok as plaquetas estão 240.000.

  11. Márcia Martins

    Estou com o PCR DE 10.50 mg/l e preciso de informações sobre esse resultado. Obrigada !

  12. Taisa

    Oi meu nome é Taisa o meu exame proteínas c reativa (PCR) deu 0,89mg/dl o q pode ser , já fiz vários exames do coração normal , neurológicos normal , o q pode ser , seria melhor repetir o exame

  13. Jorge Antônio Fernandes

    PCR.de 5,8..pode ter causa devido a covid adquirida em março do ano passado??? Hoje, o IGG..30,0..e IGM..3,2…

  14. Rizete Maria Vieira Gomes

    Oi boa tarde gostaria de saber quando exame de hemograma completo o resultado dà (proteina c reativa………….Negativo
    Pode ser alguma alteração

  15. Vânia Mara Calvi Batista

    O meu PCR deu 6,0mg/L
    Este resultado pode inducar oque?

  16. Adivan

    Boa noite meu resultado deu negativo ó que significa

    • Karla

      Meu PCR deu 12 dali 2 dias deu 2,6 repeti novamente deu 7,00 repeti deu 0,4 isso no prazo de 10 dias porque tanta variação??

  17. Taisa basilio da Silva de Oliveira

    Olá estou co. Mt febre tosse gripe dores forte no corpo meu pcr deu 22,8
    A médica disse que uma infecção o vírus da influenza
    Certo isso?

  18. Franciele Aparecida dos Santos Viquache

    Meu pcr deu 0,7 sera normal????

  19. Edinalva da Silva Figliano

    Desculpe, fiz uma pergunta anterior e saiu errado.
    Vou repetir.
    Meu PCR deu 10.3 m/l
    E meu VHS deu 27 / 1 hora.
    É preocupante??

  20. Alberto Silva da Silva

    Meu pcr deu 48mg/l
    Sei que é sério.
    Imunidade muito baixa
    Que problemas de saúde posso ter no futuro…

  21. Mari

    Oi o meu deu 78 PCR

  22. Márcia Prado

    Fiz exame de PCR para confirmar dengue deu positivo,mas a médica desconsiderou porque as plaquetas estavam normais isso está correto? ela não deveria pedir mais exames?

  23. Mariana Lúcia Domingues da Silva

    Meu PCR deu 3,4 o uso de DIU pode ter interferido no resultado ?

  24. Dayane

    Meu PCR deu 32,1mg/L .
    Alguém me diz algo sobre esse resultado?

  25. Ana Jéssica

    O meu PRC está 23,6mg/L o que significa

  26. Macêdo

    Deixe um comentário
    Para que deixar?
    Gostaria de mais informações, respostas, sugestões, observei que todos os comentários deixados aqui, estão todos sem resposta, então obrigada!!

    • Oficina de Mídia

      Adriana, o site da CBDL não responde as perguntas pq é um veículo meramente informativo. Não dispomos de profissionais no quadro da comunicação para responder as perguntas dos leitores. Quem faz o site são os jornalistas que não têm cabedal para respondê-las. Quem deve fazer isso são os especialistas ou os leitores que têm know how para isso. Um abraço

  27. Flavianny

    No meu caso o PCR deu 87,0 porém o médico não associou a uma infecção/ inflamação pois o leucócitos deu referência normal dentro do padrão, porém estou preocupada.

  28. Maria Rosa

    Estou preocupada com o meu resultado de PCR será que é transmissível?