Apenas 20% dos 71 milhões de infectados por Hepatite C no mundo foram diagnosticados, alerta especialista do Hospital das Clínicas da FMUSP

Em um encontro promovido pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), em comemoração aos 30 anos de existência, batizado de Conexão CBDL, o diretor do Laboratório de Biologia Molecular, Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dr.João Renato Rebello Pinho, destacou que, somente 20% dos 71 milhões de infectados no mundo pelo HCV foram diagnosticados, e apenas 1,1 milhão iniciou o tratamento em 2015.

O tema do evento, que aconteceu no dia 29 de julho foi “Eliminação das hepatites virais até 2030 no Brasil: conseguiremos alcançar a meta da OMS?”.

O médico, que é MD, PhD, MBA e também professor livre-docente do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de coordenador do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Laboratório de Gastroenterologia e Hepatologia Tropical do Instituto de Medicina Tropical, falou da expectativa de alcançar a meta da OMS em diagnosticar 90% dos casos de hepatites virais, com 80% dos pacientes tratados e uma redução de mortalidade na casa dos 65%.

“O Brasil está indo bem nos programas de vacinação da Hepatite B, com bom desempenho também nas transmissões verticais, de mãe para filho”, opina ele.

O especialista mostrou números que dão conta que o Brasil tem maior frequência da Hepatite B. No entanto, a Hepatite C é maior na região sudeste, e Hepatite D (Delta) é superior na região norte do país.

“O Brasil vem se preparando para alcançar a meta estabelecida pela OMS. Há projetos em andamento como um estudo das características epidemiológicas e clínicas das hepatites virais em serviços de saúde, que tiveram início em 2018 e terminarão em 2023. Além disso, há a Rede de Prevenção e Cuidado Integral de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis. E ainda, um diagnóstico situacional dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) para viabilizar a máxima ampliação da carteira de serviços de 50 unidades e a criação de 50 centros próprios”, concluiu.

Conexão CBDL

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), em comemoração dos 30 anos de existência, promoverá, ao longo do ano, o Conexão CBDL, uma série de eventos (virtuais e semi presenciais), com temas relacionados com o segmento de IVD (diagnóstico in vitro). (Com informações da Oficina de Mídia – 04.08.21)

Anterio

Próximo