Redefinição da OMS sobre patógenos inclui o vírus da Covid-19

A Organização Mundial de Saúde redefiniu a classificação de patógenos que se espalham pelo ar, incluindo o vírus da SARS-CoV-2. O objetivo principal é fornecer clareza para as futuras pandemias. A entidade reconhece que a COVID-19 se espalha principalmente por transmissão pelo ar, em pequenas partículas, método chamado de transmissão por aerossol.

De acordo com a nova terminologia, o termo “partículas respiratórias infecciosas” substitui a divisão entre “gotículas e aerossóis”. Essa nova classificação pode influenciar como os prestadores de saúde pública respondem a futuras pandemias, enfatizando o uso precoce de máscaras.

“A redefinição da OMS sobre a transmissão de patógenos pelo ar, como o SARS-CoV-2, é muito importante para o combate das pandemias futuras. Essa mudança de terminologia certamente impactará as estratégias de saúde pública. É fundamental estarmos atualizados com essas informações para nos protegermos e protegermos os outros”, comentou o presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, que ressalta ainda o “papel preponderante do diagnóstico para trazer um diagnóstico precoce e preciso que permite a melhor tomada de decisão individual ou do ponto de vista de saúde pública.” (Com informações da CBDL – 03.05.2024)

Anterio

Próximo