Diretor da Anvisa defende qualificação do gasto público e redução de mais de 50% das exigências do setor

A qualificação do processo regulatório foi a síntese da apresentação do diretor de Regulação Sanitária da Anvisa, Renato Porto, em  evento de fim de ano promovido pela CBDL, no dia 6 de dezembro, no auditório da sede do Grupo Fleury, em São Paulo.

Renato Porto falou dos problemas complexos que a saúde enfrenta neste momento. Entre os desafios citados pelo dirigente que o país deverá enfrentar em 2019 está a qualificação do processo regulatório com a adesão das novas tecnologias para aprimorar os pareceres técnicos e as tomadas de decisão.

“Além da regulação, a Anvisa vai colocar sua força na qualificação do gasto público. A pergunta será essa: para onde a Agência vai direcionar seus recursos? Como faremos para ser mais eficientes e rentáveis?”, frisou.

Entre os desafios para 2019 apontados por Renato Porto está a implementação de uma gestão qualificada com base em resultados, além da redução de mais de 50% das exigências do setor na eliminação de custos desnecessários.

O diretor da Anvisa concluiu sua apresentação apontando alguns tópicos para que o país, de fato, cresça no segmento saúde. “O Brasil não resistirá se não tiver a inovação como raiz. É preciso modernizar. Além disso, caminhamos para o pós-mercado com produtos de baixo risco. Não haverá qualidade sem autonomia, sem técnica e sem ciência”.

Anterio

Próximo