A América Latina representa 7% da população mundial e conta com 33% das mortes devido à pandemia no mundo. Pesquisadores e cientistas têm trabalhado como nunca contra a Covid-19, com grandes avanços, mas também importantes desafios. Diante desse cenário, como as pesquisas científicas na América Latina estão sendo afetadas pela pandemia?
Esse é o tema de um webinar latino-americano gratuito que acontece no próximo dia 18, às 11h (horário de Brasília), com representantes da indústria farmacêutica, dos pesquisadores, das agências de fomento e de organismos internacionais que estudam o avanço da ciência na região. O evento é promovido pelo CAS, uma divisão da Sociedade Americana de Química. As apresentações serão feitas em português, com tradução simultânea para o espanhol.
Participam do debate:
- Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, diretora do CDC (Centro de Desenvolvimento Científico) do Instituto Butantan;
- Dante Alario Junior, presidente da Alifar (Asociación Latinoamericana de Industrias Farmacéuticas);
- Floriano Pesaro, consultor sênior da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura);
- Jerson Lima da Silva, presidente da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro) e vice-presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa);
- A mediação será de Denise Ferreira, gerente regional do CAS no Brasil.
Os palestrantes debaterão quais são as barreiras que precisam ser vencidas na América Latina para melhorar e ampliar os investimentos no segmento na região. Vão analisar também quais áreas da pesquisa mais avançaram durante a pandemia e como o conhecimento adquirido pode tornar a comunidade científica mais preparada e resiliente para situações emergenciais como é o caso da Covid-19. (Com informações da assessoria do CAS – 11.11.20)