Vyttra Diagnósticos lança teste rápido para dengue; casos crescem no Brasil

Com o crescimento da proliferação da dengue no país, fica um alerta importante à população e todos os players envolvidos na promoção da saúde. De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde I Ministério da Saúde¹, até o dia 25 de julho de 2022, ocorreu 1.202.948 de casos prováveis de dengue (taxa de incidência de 563,9 casos por 100 mil habitantes) no Brasil. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 196,2% casos. 

Com o intuito de democratizar o acesso a diagnósticos mais precisos, rápidos e com alta assertividade, a Vyttra Diagnósticos, associada à CBDL, por meio de sua divisão de Point of Care – marca Proxima, acaba de lançar o teste PROX Dengue NS1, que realiza a detecção qualitativa do antígeno NS1 em amostras de pacientes infectados pela dengue. “Este é um avanço no campo de testes rápidos, já que em apenas 10 minutos, com um pequeno volume de amostra, é possível oferecer ao paciente um resultado com sensibilidade de 95,97% e especificidade de 96,3%”, relata Eduardo Silva, biomédico e especialista de produtos na Vyttra Diagnósticos.

A coleta da amostra é realizada por meio da extração de 75 ul/ml (milímetros) de sangue do dedo. A previsão é que a partir deste mês, o teste esteja disponível nas principais unidades de diagnósticos rápidos de saúde de todo o Brasil.

“Conforme o reagente se move através da membrana, o anticorpo NS1 da dengue se ligará ao complexo antígeno‐anticorpo formando uma linha colorida na região da membrana. A intensidade da cor variará dependendo da quantidade de antígeno presente na amostra”, explica o biomédico. A metodologia do teste permite que ele seja feito com sangue total, soro ou plasma.

“A indicação de positividade para dengue se dá quando duas linhas coloridas aparecem (uma linha na região C e outra na região T). Se somente uma linha colorida aparecer na região C o resultado é negativo; se nenhuma linha aparecer na região C o teste é inválido e existe a necessidade de repeti-lo”, conclui Silva ao falar da interpretação do PROX Dengue NS1.

Outras iniciativas

Além do teste para detecção da dengue, a Vyttra Diagnósticos prevê outros lançamentos ainda neste ano, PROX HIV 1/2/O para detecção qualitativa de anticorpos contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) tipo 1, tipo 2 e subtipo O; e o PROX PSA para detecção semiquantitativa de antígeno prostático específico (PSA) em amostra de sangue total, soro e plasma humano. “Nossa missão é promover a saúde colaborar com diminuição e a proliferação de diversas enfermidades, por isso investimos continuamente em novas soluções”, afirma Daniel Rocha, diretor da divisão de Point of Care, da Vyttra Diagnósticos. 

Fonte¹: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/edicoes/2022/boletim-epidemiologico-vol-53-no25#:~:text=Situa%C3%A7%C3%A3o%20epidemiol%C3%B3gica%20de%202022&text=At%C3%A9%20a%20SE%2025%20de,per%C3%ADodo%20analisado%20(Figura%201).

(Com informações da Bowler – 29.08.22)

Anterio

Próximo