Universidade Cruzeiro do Sul oferece acolhimento psicológico gratuito para alunos e profissionais da Saúde e da Educação

A Universidade Cruzeiro do Sul, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, está com inscrições abertas limitadas para alunos, profissionais das áreas da Saúde e da Educação e interessados em receber atendimento psicológico gratuito. O prazo para se inscrever vai até o próximo dia 2 de outubro (sexta-feira).

Por meio de diferentes projetos de acolhimento, o Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul busca promover a saúde mental e a prevenção de doenças psicológicas. Os serviços são gratuitos e atualmente podem ser realizados de forma individual ou em grupo, na modalidade presencial ou virtual, a depender da disponibilidade dos profissionais envolvidos e da agenda dos participantes.

O Projeto Lugar de Cuidado foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP) do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul para possibilitar a reflexão e a expressão de aspectos afetivos e conflitivos em tempos de pandemia, com vistas a trocas e possibilidades de enfrentamento frente aos desafios do cotidiano. Neste projeto, o público-alvo são profissionais das áreas da Saúde e da Educação a partir de 18 anos. O atendimento acontece por meio de rodas de conversa remotas em grupos de no máximo 8 pessoas. A periodicidade dos acolhimentos pode ser quinzenal ou semanal, com duração de 1h30.

O NEAP também está com inscrições disponíveis para o projeto TDAH, cujo objetivo é oferecer atendimentos psicológicos a pessoas com suspeita de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), neste caso com acolhida aberta ao público e mediante a disponibilidade de vagas.

A abertura de novas inscrições para as atividades também procura compreender e acolher as angústias e/ou sofrimento oriundos do momento de pandemia que a sociedade enfrenta, bem como desenvolver e aplicar soluções psicoeducativas que possam auxiliar os interessados na compreensão do momento atual e subsidiar intervenções futuras, caso sejam necessárias.

Vale ressaltar que as informações discutidas nas supervisões estão salvaguardadas pelo sigilo profissional. Nas atividades propostas a professora supervisora acompanhará em tempo real os alunos.

“Neste ano, apesar de todos os ocorridos, comemoramos dois anos de projeto com resultados muito satisfatórios. Foram mais de três mil atendimentos bem-sucedidos e outros mais a fazer. Neste momento, entendendo a dificuldade do panorama atual pelo que atravessa a sociedade, é fundamental promovermos a saúde mental e ajudar a levar informação para prevenção de problemas psicológicos”, avaliou uma das coordenadoras do NEAP e docente do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Profª Cássia Aparecida Souza.

Abaixo, confira como se inscrever para obter o acolhimento psicológico da Universidade Cruzeiro do Sul. Verifique o público-alvo antes de confirmar a inscrição.

Projeto Lugar de Cuidado

Público alvo: profissionais da Educação e Saúde

Link: https://forms.gle/ZUsdzrbgXGnknv5f9

Projeto TDAH

Público alvo: adultos entre 18 e 40 anos com suspeita de sintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade

Link: https://forms.gle/cqwLBFr8NZYHQYy9A (Com informações da XCom – assessoria de imprensa da Universidade Cruzeiro do Sul – 29.09.20)

Anterio

Próximo