Credenciada pelo estado de São Paulo, a Unicamp, de Campinas (SP), produziu e já realizou um teste rápido para o diagnóstico do Covid-19. O resultado fica pronto em até 48 horas.
A Unicamp informou em entrevista coletiva que dez pacientes do Hospital de Clínicas (HC) se submeteram ao exame com sucesso. Cerca de 300 testes serão realizados por semana.
Ao mesmo tempo, a Unicamp negociou com a Saúde de São Paulo para a realização de 180 mil testes. “Esse teste pretende diagnosticar as pessoas internadas aqui e, como a gente já viu dados epidemiológicos, quanto mais testes a gente fizer, maiores serão as nossas chances de conseguir controlar essa pandemia. A nossa ideia é aumentar a quantidade de testes”, declarou o coordenador geral da Força-Tarefa da Unicamp, Marcelo Mori.
Em um primeiro momento, os testes rápidos, que usam amostras de narinas e faringe, atenderão funcionários da Unicamp, profissionais da saúde e pacientes internados no HC.
Vale ressaltar que o teste foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) do Instituto de Biologia (IB), a partir de amostras do primeiro paciente infectado pelo coronavírus no Brasil.
O objetivo da Unicamp é ampliar a capacidade para a realização de 5 mil exames por dia. “Estamos buscando apoio, recebendo doações, e conseguimos encaminhar a compra dos equipamentos. Agora, estamos negociando o financiamento desses exames”, comentou o reitor da Únicamp, Marcelo Knobel.
A Unicamp, em parceria com a USP, também deve concluir a produção de um teste ainda mais rápido, com resultados em apenas cinco minutos. (Com informações do G1 – 02.04.20)