“Um novo olhar sob a pesquisa clínica”: livro destaca a importância de rigorosos padrões éticos e regulatórios nas pesquisas com seres humanos

Coordenadora do Centro Mater Dei de Ensino, Pesquisa e Inovação conta em sua obra os bastidores da ciência e reforça o compromisso com a qualidade, segurança e ética nos estudos clínicos.

No mundo dinâmico da pesquisa clínica, onde cada avanço representa uma promessa de saúde e bem-estar, a excelência regulatória se destaca como a pedra angular que sustenta a confiança e a integridade. Essa é a principal defesa que Stella Sobrinho, Coordenadora do Centro Mater Dei de Ensino, Pesquisa e Inovação faz em seu livro “Um novo olhar sob a pesquisa clínica”.

De acordo com a autora, todos os dias, cientistas do mundo inteiro se dedicam a promover inovação e a trazer valor para a saúde. Mas, segundo ela, antes que um novo medicamento chegue às prateleiras do mercado — por trás da ciência e do árduo trabalho de pesquisadores, médicos e cientistas, que buscam dia e noite novas maneiras de compreender o mecanismo das doenças, desenvolvendo meios diagnósticos e terapêuticos para prevenir, detectar, diagnosticar, controlar, tratar e curar doenças —, é preciso cumprir uma série de exigências técnicas, éticas e regulatórias.

“Sabemos o quanto as pesquisas são importantes para todos. Mas é preciso cautela. A fabricação de medicamentos, e demais produtos relacionados à saúde, é um dos segmentos industriais mais rigorosamente regulado no mundo, uma vez que está diretamente ligada à saúde pública. Por isso, para atuar em um ambiente cada vez mais desafiador, sobretudo em um ambiente altamente regulado, como o da pesquisa clínica, entender todo o processo se torna um conhecimento primordial para que os estudos clínicos sejam delineados e conduzidos de acordo com os padrões aplicáveis”, defende ela, especialista em Assuntos Regulatórios e Gestão em Saúde.

No livro, Stella Sobrinho mostra os bastidores da ciência e a aplicação prática nos cuidados de saúde, explicando como compromisso com a qualidade e a segurança guia cada etapa, garantindo que novas descobertas possam transformar potenciais em realidade, com medicamentos seguros e eficazes chegando às mãos de quem mais precisa. “Este livro não apenas desvenda os intrincados caminhos da pesquisa clínica, mas também lança um novo olhar sobre a importância crucial da conformidade com rigorosos padrões éticos e regulatórios”, comentou ela.
Lançado pela Editora Viseu e disponível para compra no formato impresso e em E-book, nas principais plataformas de vendas no mercado nacional, EUA e Portugal, o livro é para quem busca um ângulo diferente, uma outra perspectiva, um novo olhar sobre os projetos de pesquisas clínicas, amparados na excelência regulatória. “Quero reforçar a importância do cumprimento das etapas e diretrizes aplicáveis às pesquisas com seres humanos, garantindo que os estudos sejam conduzidos com os mais altos padrões éticos e científicos, contribuindo para que a ciência médica avance e novos medicamentos cheguem com segurança e eficácia comprovadas a toda a população”, finalizou a autora.

Stella Sobrinho é coordenadora do Centro Mater Dei de Ensino, Pesquisa e Inovação, Professora do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica da PUCPR, Especialista em Assuntos Regulatórios com MBA em Gestão em Saúde. Já colaborou com renomadas instituições de Pesquisa nacionais e internacionais, é a Fundadora do Universo Pesquisa Clínica e a criadora da Certificação GRP – Good Regulatory Practice, um programa que visa capacitar profissionais para o cumprimento das boas práticas regulatórias , promovendo assim, o desenvolvimento da pesquisa clínica no Brasil.

Mais sobre a autora

Stella Maris Sobrinho é mineira, nascida em Belo Horizonte, em outubro de 1979, e desde pequena sempre gostou de escrever. Verdadeiramente apaixonada pela pesquisa clínica, sempre acreditou que a ciência e a boa gestão caminham juntas para um desempenho de sucesso. É especialista em Assuntos Regulatórios, Gestão de Projetos e Centros de Pesquisa, carrega consigo 20 anos de experiência nas práticas de conformidade ética na condução da pesquisa clínica, sob um sólido conhecimento dos aspectos regulatórios e diretrizes das Boas Práticas Clínicas – ICH/GCP em todo o processo de desenvolvimento clínico. É coach e mentora formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui MBA em Gestão de Saúde, é Certificada em GCP & Clinical Research e em Clinical Trial Project Management pela Physis Global Academy e pelo National Institutes of Health em Principles and Practice of Clinical Research. É membro da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e da Global Health Network. Membro registrada da TOPRA – The Organisation for Professionals in Regulatory Affairs, o maior órgão profissional para profissionais de assuntos regulatórios, com uma base de membros global. (Com informações da Assessoria Árvore Comunicação Corporativa – 02.10.2024)

Anterio

Próximo