Exames de rotina: um hábito essencial para garantir bem-estar e qualidade de vida

Os exames de rotina são essenciais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Eles permitem que o médico identifique possíveis problemas de saúde antes mesmo que sintomas apareçam, o que aumenta a chance de tratamento bem-sucedido e reduz o risco de complicações graves.

Apesar de sua importância, não é de hoje que os check-ups de saúde não são um hábito comum na população. Pesquisas anteriores já mostravam um cenário em que 35% dos brasileiros nunca haviam feito exames preventivos, seja por conta das grandes filas do SUS ou pela dificuldade com os altos preços praticados no mercado.

Esse quadro traz desafios, e muitas empresas tentam mostrar a importância dessa verificação de rotina, além de evidenciar que os check-ups geralmente são rápidos e simples. “A prevenção é uma das ferramentas mais poderosas para cuidarmos da saúde. Detectar um problema no início traz vantagens para os tratamentos, resultados e, muitas vezes, também para o bolso, pois pode evitar procedimentos mais complexos. E, claro, os check-ups trazem o mais importante, que é a certeza de que a saúde está em ordem.”, afirma Vitor Moura, CEO da plataforma de saúde VidaClass Saúde.

Entre os principais procedimentos, destacam-se: exames de sangue, urina, imagem, entre outros. Eles são recomendados de acordo com a idade, histórico médico e fatores de risco individuais. Por exemplo, mulheres acima de 40 anos devem fazer mamografia anualmente para detectar precocemente o câncer de mama. Além disso, os exames de rotina também são importantes para monitorar a eficácia do tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, e para acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes. (Com informações da DigitalTrix – 28.11.23)

Anterio

Próximo