“The clock is ticking” – O papel do diagnóstico no combate à RAM

O Relatório O’Neill de 2016 já tinha deixado o mundo extremamente preocupado com as previsões muito negativas de que a Resistência Antimicrobiana (“RAM”) iria elevar as cerca de 700 mil mortes por ano associadas a infecções bacterianas resistentes a drogas para cerca de 10 milhões por volta de 2050.

Isto elevaria a RAM ao patamar de principal causa de mortes globalmente quando comparada com outras situações muito comuns atualmente como câncer, diabetes, acidentes de trânsito,  por exemplo… Os dados trazidos por Jim O’Neill, no entanto, levavam ainda a outros pontos de preocupação: os custos em perda global de produtividade atingiriam US$ 100 trilhões e mais de 28 milhões de pessoas passariam a viver na pobreza exatamente por conta da RAM.

No entanto, para surpresa de toda a comunidade científica, o recente artigo de Lancet, The burden of antimicrobial resistance in the Americas in 2019: a cross-country systematic analysis, com base em dados de 23 agentes patogênicos e 88 combinações de agente patogênico-medicamento em 204 países, chegou à conclusão de que 4,95 milhões de mortes devidos ou associadas à RAM bacteriana já ocorreram! O estudo destacou a terrível situação da Resistência Antimicrobiana (RAM) na região das Américas.

A propagação alarmante da Resistência Antimicrobiana em ambientes de cuidados de saúde levantou sérias preocupações relativamente à segurança dos pacientes que procuram cuidados de saúde. Esta situação, muito pior do que o previsto por O’Neill em 2016, foi exacerbada pela pandemia de COVID-19, com a administração de mais antibióticos e a capacidade dos sistemas de saúde esgotados. Os seis principais agentes patogênicos identificados na análise sistemática são também as principais causas de infecções associadas aos cuidados de saúde. Infelizmente, a maioria dos países não dispõe da capacidade laboratorial necessária para apoiar a prevenção e o controle de infecções associadas aos cuidados de saúde.

Ensino sobre RAM

O Global Health Continuing Professional Development (GHCPD), em colaboração com o International Diagnostics Centre da London School of Hygiene and Tropical Medicine (IDC/LSHTM), e parceiros regionais como a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), além de professores e especialistas, lançou uma série de cursos educativos para apoiar a luta contra a Resistência Antimicrobiana em países em desenvolvimento (países de baixa e média renda). O curso é gratuito para os alunos e os materiais podem ser facilmente baixados para complementar o currículo de ensino e treinamento. O nosso mais recente curso sobre Resistência Antimicrobiana sobre o papel do laboratório na prevenção e controle de infecções associadas aos cuidados de saúde está disponível em inglês, espanhol, português e francês. Até a presente data, estes cursos alcançaram quase 5.000 profissionais de saúde de mais de 139 países.

Uma característica fundamental dos nossos cursos é o compromisso e o apoio do corpo docente e dos parceiros acadêmicos regionais para apoiar o desenvolvimento dos profissionais de saúde e a conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana.Afinal, apenas a colaboração com acadêmicos, profissionais de saúde e organizações profissionais envolvidas em programas de gestão antimicrobiana (AMS) é que poderá nos ajudar a expandir o nosso alcance e a apoiar a sensibilização, de forma efetiva para o combate da RAM.

Esta nova pandemia silenciosa já é uma realidade e demanda a urgente ação de todos – governo, sociedade civil, indústria e academia. E a melhor ferramenta para o combate, mais uma vez, é o diagnóstico. Por isto, saiba usá-lo corretamente!

*Carlos Eduardo Gouvêa – presidente executivo da CBDL

Mais informações: www.cbdl.org.br

Acesso ao curso: https://courses.globalhealthcpd.com/collections/amr?page=2

Fontes:

  • Tackling Drug Resistant Infections Globally: Final Report and Recommendations. Chaired by Jim O’Neill
  • Global Burden of bacterial antimicrobial resistance in 2019: a systematic analysis, Lancet 2022, 399, p 605-609.

O laboratório na prevenção e no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde: tornando as instalações de saúde mais seguras

Objetivos do aprendizado:

  1. Fornecer uma atualização sobre a crise global da resistência antimicrobiana (RAM) e a consequência da inação
  2. Descrever o que são infecções associadas à saúde (IAS) e por que elas são importantes
  3. Definir o papel do laboratório na resposta da RAM e na prevenção e controle de IAS
  4. Revisar as tecnologias e orientações sobre o teste de detecção e suscetibilidade de IAS para gerenciamento de pacientes
  5. Desenvolver capacidade laboratorial para a prevenção e controle de IAS em ambientes de saúde para tornar os estabelecimentos de saúde mais seguros, reduzir os custos com saúde e salvar vidas

Formato Educacional:

  • 3 módulos de e-learning (cada módulo leva aproximadamente 1 a 2 horas)
  • Facilmente acessível por telefone, tablet ou computador (banda estreita)
  • Gratuito, acesso aberto à plataforma de aprendizado de desenvolvimento profissional contínuo em saúde (GHCPD)
  • Vá no seu próprio ritmo
  • Faça perguntas on-line para especialistas globais de RAM e professores locais
  • Envolva -se na rede RAM por meio de quadros de discussão
  • Receba um certificado no final do curso
Semana 1:A crise global da RAM e o laboratório na prevenção e no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde Semana 2:Detecção e testes de susceptibilidade antimicrobiana de infecções relacionadas à assistência à saúde para orientar a gestão de pacientes Semana 3:Desenvolvimento de capacidade laboratorial para a prevenção e controle das IAS em ambientes de saúde Fonte      

(Com informações da CBDL – 10.11.23)

Anterio

Próximo