Testes positivos para Covid voltam a subir nas farmácias

De acordo com números da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), as taxas de resultados positivos para Covid-19, em testes feitos em farmácias, voltaram a subir nos últimos dias.

Segundo a apuração, no fim de março, os índices aumentaram em 5%. Na primeira semana de abril, o aumento foi de 7%, na segunda semana, 8% e na terceira, 9%. No entanto, na semana de 17 e 23 de abril, a taxa ficou na casa dos 13%.

“A gente fez uma série de medidas de relaxamento. A gente tirou o uso de máscaras, a gente vem aí de dois feriados prolongados nos quais as pessoas passearam mais, se encontraram mais. A gente sabe que a doença vai ficar circulando de forma endêmica, então vai ter o Covid circulando entre nós”, comentou a infectologista do Hospital Sírio Libanês, Dra. Mirian Dal Bem.

Mesmo com o aumento de testagens positivas, as médias de novos casos, assim como os óbitos, vêm despencando. Para a infectologista, essa tendência de queda deverá continuar. “A gente espera que as pessoas tenham uma boa adesão a essa dose de reforço, que é necessária, e dessa forma esse aumento de casos de positividade, que é esperado por causa das medidas de relaxamento, não tenham impacto muito grande na taxa de óbitos. Ou não tenham impacto nenhum, porque a população está protegida contra as formas graves da doença”, conclui a médica. (Com informações do G1 – 28.04.22)

Anterio

Próximo