Testes Point of Care se firmam como tendência para tomada de decisões clínicas

Os diagnósticos rápidos permitem avançar, em pouco tempo, com segurança e eficácia, para uma melhor estratégia com relação à tomada de decisões que envolve tratamento e prognóstico.

Os chamados testes POC (Point of Care) ou POCT (Point of Care Testing) estão em franca expansão. Atualmente, há exames rápidos para uma vasta gama de doenças como HIV (AIDS), diabetes, dengue, chicungunya, e com diversas tecnologias empregadas como imunocromatografia e biologia molecular.

Além de ofertarem resultados rápidos, os testes POC atuam na melhora do manejo clínico e na possibilidade de serem realizados dentro ou fora do ambiente laboratorial, o que permite até a redução de prescrições inadequadas de medicamentos.

Estes testes podem ser realizados em qualquer lugar, têm tamanhos reduzidos e necessitam de apenas uma pequena amostra do paciente que pode ser por swab nasal, por saliva ou uma simples gota de sangue extraída na ponta do dedo. Isso simplifica a coleta e o processo analítico.

“Ferramentas diagnósticas mais eficazes podem ser determinantes para diminuir as prescrições equivocadas, além de servirem como uma estratégia de custo X efetividade, porque permitem um melhor direcionamento da terapêutica e evitam gastos com tratamentos desnecessários”, comentou o pediatra Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. (Com informações do Labnetwork – 27.7.19)

Anterio

Próximo