Teste TNM pode detectar desequilíbrios metabólicos antes do desenvolvimento do câncer

É possível prever a ocorrência de câncer por meio de algum exame? De acordo com o médico Dr. Dirceu Mendes Pereira, diretor clínico da IonNutri, o teste nutrimetabolômico (TNM), é capaz de sinalizar desequilíbrios metabólicos e apontar, com precisão, os riscos para a ocorrência de doenças crônicas.

“Esses metabólicos em desequilíbrio podem condicionar alterações do código genético expondo os genes do indivíduo a mutações que podem desenvolver uma doença oncológica, ou seja, o câncer”, comenta o especialista.

Na opinião do médico, em síntese, o teste nutrimetabolômico é um precioso instrumento de análise de metabólitos que pode prevenir a ocorrência do câncer e mesmo auxiliar no seu tratamento. “Os metabólitos implicados no estresse oxidativo, na inflamação crônica sistêmica de baixo grau, na resistência à insulina e na modulação epigenética, são os responsáveis pela ocorrência de câncer quando em desequilíbrio moderado ou extremo”, complementa.

O teste nutrimetabolômico tem vários painéis reunindo metabólitos obtidos na saliva mediante a espectrometria de massa, que é um exame de extrema sensibilidade. (Com informações da Oficina de Mídia – 10.10.23)

Anterio

Próximo