Teste pode salvar vida de bebês internados em UTI

Um novo exame, que pode salvar a vida de bebês gravemente enfermos, acaba de ser lançado pela DLE – Diagnósticos Laboratoriais Especializados, do Grupo Pardini.

Trata-se do UTI Test DLE, conjunto de testes que analisa os pequenos gravemente doentes, desde o nascimento até os primeiros 24 meses de vida, admitidos em UTI Neonatal ou Pediátrica.

No teste, as amostras de sangue são coletadas em papel filtro e enviadas para as sedes dos laboratórios do DLE em São Paulo e Rio de Janeiro. Os resultados saem em até dez dias (tempo relativamente curto para a especificidade dos exames). Se houver alterações nos exames de acilcarnitinas ou aminoácidos, o resultado parcial poderá ser disponibilizado em três dias.

“Muitas doenças genéticas, quando diagnosticadas de forma rápida e precisa, possibilitam um tratamento imediato eficiente”, comentou o  diretor-geral do DLE, Armando Fonseca. De acordo com o médico, a rapidez e a precisão no diagnóstico destas doenças leva à diminuição do tempo de internação, além de outros benefícios como o uso de terapias não específicas para a criança.

O UTI Test DLE, que associa a análise molecular pelo Sequenciamento de Nova Geração (NGS), investiga cerca de 850 genes com exames de bioquímica genética. “O UTI Test DLE apresenta o conceito de Medicina Personalizada pois integra informações clínicas e genéticas, metodologias analíticas de alta tecnologia e laudo interpretado que correlaciona os achados laboratoriais com a doença”, destaca Fonseca. (Com informações do Labnetwork – 7.5.19)

Anterio

Próximo