Teste pode identificar Zika em apenas 20 minutos

Um novo exame, desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pode detectar uma infecção pelo Zika vírus em apenas 20 minutos.  O método, que deve chegar até o fim do ano nos postos de saúde, é simples e muito mais barato que o teste convencional.

“Tendo em vista que a técnica atual (PCR) é extremamente cara e o Brasil tem poucos laboratórios de referência que podem realizar o diagnóstico de Zika, já que a amostra precisa sair do interior, ir para a capital, para ser processada, enfim, se pensarmos nesses municípios, o resultado pode demorar 15 dias”, comentou Jefferson Ribeiro, um dos pesquisadores da FioCruz.

O novo teste também pode ser feito por qualquer pessoa, sem necessidade de treinamentos. O kit coleta amostras de saliva ou urina, mistura aos reagentes e depois é aquecido em banho-maria. Após 20 minutos, caso a cor fique amarelada, o resultado é positivo.

Os pesquisadores esperam que o exame seja produzido com a participação da Bio-Manguinhos e disponibilizado para o SUS. (Com informações da Agência Brasil – 16.4.19)

Anterio

Próximo