Teste molecular é opção mais sensível e rápida para detectar vírus da dengue

O teste molecular para a detecção do vírus da dengue configura-se como uma opção sensível e segura, com chances reduzidas de reação cruzada. Com este método, é possível identificar o patógeno nos primeiros dias de infecção.

Já o teste sorológico, rápido ou de feito em laboratórios, é capaz de rastrear os anticorpos contra o vírus, no entanto apenas mostra resultados após cinco a sete dias depois da apresentação dos sintomas.

“Mesmo que o paciente esteja infectado, se o teste for realizado muito precocemente ele será negativo porque a pessoa infectada ainda não começou a produzir anticorpos em níveis detectáveis”, comentou Guilherme de Sousa Ribeiro, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Entre as empresas fabricantes de testes moleculares está a Mobius Life Science, que tem, em seu mix de produtos, um kit de biologia molecular que pode identificar e diferenciar os vírus da dengue, zika e chikungunya. (Com informações do Labnetwork – 30.1.20)

Anterio

Próximo