Teste do Olhinho permite detectar retinoblastoma, mal que pode não apresentar sintomas

O Teste do Olhinho é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê, fenômeno semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila, o que significaria que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Este teste pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual: catarata, glaucoma congênito e outros problemas como o retinoblastoma, tipo de câncer infantil que se desenvolve na retina e que pode ser detectado previamente na realização da triagem neonatal, por meio do Teste do Olhinho ou Teste do Reflexo Vermelho. 

A identificação precoce das doenças possivelmente triadas neste teste pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão. Quanto mais precocemente uma doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

Em todo o mundo, mais de 6 mil crianças desenvolvem o retinoblastoma a cada ano. Esse tumor maligno pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. No entanto, com o avanço da doença, podem surgir alguns sintomas como mancha branca no centro da pupila (leucocoria), estrabismo, pupila aumentada ou dilatada, olho vermelho, com sinais de dor ou inflamação.

De acordo com a médica geneticista e consultora da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Dra. Márcia Ribeiro, é de suma importância a realização deste teste, não só na maternidade, mas também durante o acompanhamento pediátrico, já que uma das doenças abordadas, o retinoblastoma, pode não estar presente ao nascimento. “É essencial que o bebê seja submetido a este teste, que irá contribuir para a melhor qualidade de vida da criança e de seus familiares. Os testes de triagem neonatal constituem uma medida extremamente valiosa, na prevenção à saúde”, complementa. (Com informações da Oficina de Mídia – 30.11.22)

Anterio

Próximo