Tecpar abre licitação pública para projetos de diagnóstico rápido para Covid-19 e doenças tropicais

Acaba de ser publicado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), um edital de chamamento público para a prospecção de projetos de kits de diagnóstico rápido para a detecção da Covid-19 e doenças tropicais negligenciadas como dengue, chikungunya, raiva e leishmaniose. O propósito é abastecer o mercado público de saúde brasileira.

Para participar, as empresas interessadas devem inscrever produtos inovadores e que possam ser desenvolvidos em uma plataforma tecnológica única, isto é, por meio de um investimento apenas no qual seja possível o fabrico de diversos produtos. O documento está disponível no link: http://www.tecpar.br/Pagina/Licitacoes .

Desse modo, o Tecpar escolherá a melhor proposta que esteja dentro do escopo: diagnósticos, triagem e monitoramento via Point of Care Testing (POCT).

“Em meio às novas demandas atuais na área de saúde, o Tecpar segue cumprindo seu papel de laboratório público oficial, trabalhando constantemente para identificar, selecionar e apoiar o desenvolvimento de novas pesquisas, projetos e tecnologias voltados para a indústria da saúde”, comentou Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar.

Para o Instituto, a proposta integra uma ação estratégica para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde do país e ampliar a oferta de novos produtos para fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os critérios que serão avaliados está o grau de maturidade de desenvolvimento da pesquisa, onde o interessado deve apresentar o protótipo já finalizado, pronto para iniciar as fases de validação clínica.

Na fase final, o Tecpar participará por intermédio da avaliação dos requisitos para validação clínica ou teste de desempenho para aprovação regulatória e registro na Anvisa.

O prazo para o envio das propostas vai até o dia 6 de outubro. (Com informações do Tecpar – 31.08.21)

Anterio

Próximo