Sistema FilmArray, da bioMérieux, agora possui o código para reembolso na CBHPM

O sistema FilmArray, da bioMérieux, tecnologia exclusiva capaz de detectar, em apenas uma hora, dezenas de microorganismos, vírus, bactérias, fungos e protozoários, entre eles os causadores da Sepse, do H1N1 e de diversas doenças respiratórias e gastrointestinais, além de meningite, recebeu uma importante chancela de credibilidade da AMB (Associação Médica Brasileira).

O teste de diagnóstico rápido agora tem código para reembolso na CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), o que possibilita às operadoras de saúde cobrirem o seu uso. Este é um importante passo para a inclusão do FilmArray no rol da ANS.

A conquista é resultado do empenho da bioMérieux e da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial) na conscientização a respeito do grande benefício ao paciente e ao sistema de saúde que o diagnóstico rápido e abrangente traz.

O sistema FilmArray, que está disponível no Brasil com paineis para diagnóstico de meningites, doenças respiratórias, gastrointestinais e sepse, foi incorparado na CBHPM por quantidades de patógenos e teve duas codificações:

  1. 03.14.57-0 Inclusão de Procedimento Identificação multiplex por PCR painel com até 25 agentes, Porte 0,75 de 1A e Custo Operacional 89,652
  2. 03.14.58-8 Inclusão de Procedimento Identificação multiplex por PCR painel com 26 a 40 agentes, Porte 0,75 de 1A e Custo Operacional 112,121

O FilmArray é um teste molecular abrangente que combina o melhor da velocidade, da precisão e da abrangência. Essa combinação de velocidade, precisão e painéis abrangentes pode, por fim, levar a melhores resultados clínicos e cuidados com o paciente.

Outro ponto chave é a economia de recursos gerada pela tecnologia, que envolve a diminuição na duração da estadia do paciente no hospital; internações; uso/duração de terapias; tempo de espera no departamento de emergência; morbidade e mortalidade; testes auxiliares; tempo de isolamento; radiografias de tórax; e de risco de contaminação, com a maior satisfação do paciente(Com informações da PressTalk Comunicação Corporativa – 24.10.18)

 

Anterio

Próximo