SBC torna mais rígidas as metas para colesterol e cria nova categoria de risco cardiovascular

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou novas diretrizes para o controle das dislipidemias — alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos — com metas mais rígidas para o colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”.

Entre as principais mudanças, o valor ideal de LDL para pessoas com baixo risco cardiovascular passou de 130 mg/dL para 115 mg/dL. Nos demais grupos, os limites permanecem: <100 mg/dL (risco intermediário), <70 mg/dL (alto), <50 mg/dL (muito alto). A atualização inclui ainda uma nova categoria, o risco extremo, que recomenda níveis abaixo de 40 mg/dL.

Segundo o cardiologista Bruno Valdigem, a diretriz, coordenada por Fabiana Rached, aprimora a avaliação do risco cardiovascular e o manejo de pacientes intolerantes às estatinas, medicamentos fundamentais na redução do colesterol.

O documento também endurece os parâmetros do colesterol não-HDL, agora meta coprimária junto ao LDL. Para indivíduos de baixo risco, o limite passa de 160 mg/dL para 145 mg/dL.

As atualizações, afirma Valdigem, buscam garantir diagnósticos mais precisos e estratégias preventivas eficazes contra doenças cardíacas, principais causas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). (Com informações da CNN – 07.10.2025)

Anterio

Próximo