São Paulo sediará escola avançada em preparação para epidemias

A Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Epidemias vai oferecer um conjunto de cursos ministrados por cientistas de renome e tem como público-alvo pesquisadores em início de carreira que trabalhem em áreas que vão desde a epidemiologia à matemática aplicada às ciências políticas e sociais. As inscrições vão até 28 de fevereiro de 2023.

Será realizada de 10 a 22 de julho de 2023, nas dependências da Faculdade de Saúde Pública e da Faculdade de Medicina, ambas da Universidade de São Paulo, em São Paulo, Brasil.

Alunos de pós-graduação são convidados a se inscrever para as sessões científicas e minicursos, que apresentarão o estado da arte da ciência e resultados de pesquisas recentes.

A Escola visa fomentar diálogos interdisciplinares para pesquisa e ação, com foco em eixos centrais: modelagem matemática e estatística, genômica, vigilância epidemiológica, políticas públicas, imunologia e diálogo com a sociedade.

Pesquisadores de destaque em suas respectivas áreas, nacionais e internacionais, oferecerão minicursos sobre como essas áreas contribuem para uma resposta efetiva às emergências epidemiológicas.

A lista atualizada de palestrantes confirmados inclui Arthur Reingold, da University of California, Berkeley; Neil Ferguson do Imperial College; Ester Sabino do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) e Nuno R. Faria do Imperial College London, ambos líderes do Brasil-Reino Unido CADDE Center (Centre for Arbovirus Discovery, Diagnostics, Genomics, and Epidemiologia); Julia Raifman, professora assistente da Universidade de Boston e líder do Banco de Dados de Políticas Estaduais dos EUA (CUSP) COVID-19; Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Harvard TH Chan School of Public Health; Pedro Arcos Gonzáles, professor associado da Universidade de Oviedo e membro fundador de Médicos Sem Fronteiras; Leo S. Bastos da Fiocruz – Rio de Janeiro e outros, incluindo vários professores importantes da Universidade de São Paulo, UNESP e UNICAMP.

Os participantes trabalharão em grupos multidisciplinares em salas de situação simulada e terão oportunidade de conhecer experiências práticas em visitas a instituições locais. Um período de parte dos dias será dedicado a essas atividades práticas conduzidas por instrutores e assistentes de ensino.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está apoiando o evento por meio do Programa Escola de Ciências Avançadas de São Paulo (SPSAS).

Estão convidados a se inscrever alunos de pós-graduação e jovens médicos de diversas áreas: epidemiologia, matemática aplicada, física e estatística, genômica, ciências políticas e sociais, imunologia, saúde coletiva e ecologia. Estudantes de outras áreas que se concentram no combate a epidemias também são bem-vindos.

As inscrições devem ser recebidas até 28 de fevereiro de 2023. Não há taxa de inscrição e os selecionados terão despesas com hospedagem, alimentação e transporte pagos pela Fapesp. O número de vagas é de 100 (50 bolsistas de todos os estados do Brasil e 50 bolsistas internacionais).

Mais informações: https://sites.usp.br/epischool/en/.Mais informações: https://sites.usp.br/epischool/en/. (Com informações da USP – 27.01.23)

Anterio

Próximo