Começou na terça-feira, 13 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina, a 10° Reunião do Comitê Gestor do International Medical Device Regulators Forum (IMDRF).
Sob a coordenação da atual presidência do IMDRF, os sete grupos de trabalho nos quais o comitê está dividido apresentaram uma atualização das respectivas atividades regulatórias.
Este ano, o Brasil exerce a presidência do evento, papel desempenhado, na prática, por representantes da Anvisa. Ao abrir a reunião, o diretor da Anvisa Fernando Mendes ressaltou a importância do Fórum para a convergência regulatória internacional de dispositivos médicos e o compromisso do Brasil na implementação dos documentos.
O fórum reúne autoridades e técnicos em regulação de dispositivos médicos dos países membros como Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Rússia e União Europeia, além dos observadores oficiais da Organização Mundial da saúde (OMS), da Regulatory Harmonization Steering Committee (Apec) e das organizações afiliadas Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Asian Harmonization Working Party (AHWP).
José Carlos Moutinho, Diretor de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa, destacou: “A regulação de dispositivos médicos a nível mundial passa por grandes transformações e a Anvisa é líder desse processo, trabalhando conjuntamente com outras agências reguladoras internacionais. O programa piloto previsto para conclusão no final desse ano já é um êxito, com previsão de efetivação.”
O fórum terminou na quarta-feira, 14 de setembro e debateu a regulação do mercado de dispositivos médicos, assim como os meios para o aprimoramento do modelo regulatório global, colaborando para a garantia da segurança e da eficácia de produtos para a saúde.
(Com informações do portal da Anvisa – 14.9.16)