Qiagen lança teste para Covid-19 que auxilia comunidade científica na progressão da doença

A Qiagen, multinacional associada à CBDL, acaba de apresentar à comunidade científica, uma ferramenta de avaliação da resposta imunológica ao novo coronavírus.

O QuantiFERON® SARS-CoV-2 RUO é capaz de detectar não só os anticorpos mas, também, demonstrar o potencial de avaliação sobre a progressão da doença, isto é, se o quadro será mais leve ou mais grave, o que auxiliará o médico nas tomadas de decisões, podendo ser usado como marcador de recuperação de pacientes hospitalizados.

“Pesquisas sugerem que o teste de resposta das células T pode fornecer informações valiosas e mais duradouras, quando comparadas aos anticorpos, sobre o novo coronavírus e como nosso sistema imunológico responde a ele. Quanto mais conhecemos sobre o SARS-CoV-2, melhor equipado o mundo fica para conter a pandemia. Estamos entusiasmados com a nossa tecnologia QuantiFERON potencialmente ajudando os pesquisadores a compreender os caminhos das doenças e também as respostas imunológicas, que são cruciais para o desenvolvimento e implantação da vacina”, comentou Paulo Gropp, vice-presidente da QIAGEN na América Latina.

Por enquanto, o novo exame serve apenas para a proposta de pesquisa e estudo, tanto na eficácia das vacinas como na análise do potencial prognóstico da doença em pacientes infectados, para uma conduta de tratamento mais adequada.

O novo teste QuantiFERON® SARS-CoV-2 RUO permite identificar mais do que apenas a presença dos anticorpos. Por se tratar de um teste IGRA (ensaio de liberação de Interferon-gama), ele poderá contribuir com um maior entendimento sobre a resposta imunológica celular da pessoa, para verificar como o organismo está reagindo à vacina ou à infecção. Em pacientes contaminados, o teste apresenta o potencial de avaliar como será a progressão da doença, se apresentará um quadro leve ou grave e, assim, direcionar a equipe médica para as decisões mais eficazes. Desta forma, a solução pode também ser utilizada como um marcador de recuperação dos pacientes hospitalizados. (Com informação do Labnetwork – 15.03.21)

Anterio

Próximo